28/11/2019 17h59

O vereador quer saber se ao menos parte das árvores não poderiam ser poupadas e se haverá compensação por parte do Carrefour

 

A supressão de dezenas de árvores nas dependências do Hipermercado Carrefour Sônia Maria é objeto de preocupação do vereador João Donizeti Silvestre (PSDB), que ocupou a tribuna na sessão ordinária desta quinta-feira, 28, para tratar do assunto – tema de requerimento de sua autoria aprovado na mesma sessão.

 

João Donizeti contou que, tão logo soube da derrubada das árvores, foi até o local e constatou que a supressão das referidas espécies arbóreas tinha sido autorizada pela Secretaria do Meio Ambiente, mediante um processo administrativo de cerca de 500 páginas, com laudos técnicos, que foi aberto em 2015.

 

“Os técnicos constataram que quase cem árvores deveriam ser sacrificadas, pois estavam com sua saúde fitossanitária comprometida”, disse João Donizeti, que foi até o local e conseguiu fotografar pelo menos 60 árvores que foram sacrificadas. “Algumas com um tronco de um metro e meio. Pude constatar, a olho nu, que elas estavam com cupim”, afirmou.

 

Entretanto, o vereador questiona a necessidade de derrubar dezenas de árvores. “Mesmo sem conhecimento técnico, percebi que algumas árvores poderiam ser preservadas por mais alguns anos. Ainda que haja replantio, será preciso esperar algumas gerações para que tenhamos novamente árvores daquele porte no local”, enfatiza João Donizeti, destacando que muitas árvores que foram retiradas não estavam sequer próximo ao estacionamento, como foi alegado, mas no interior do parque.

 

Em seu requerimento, João Donizeti lembra que a implantação da referida unidade do Carrefour foi objeto de amplo debate na época, devido às questões ambientais que envolvia, como a necessidade de preservar as árvores centenárias do local. E indaga ao Executivo se houve alguma compensação ambiental relativa ao corte das árvores, bem como alguma notificação ou multa para o hipermercado. Também solicita informações técnicas detalhadas sobre o levantamento ambiental realizado.