Evento teve iniciativa do vereador Renan Santos (PCdoB) e contou com a participação de representantes do poder público, profissionais da saúde, entidades e movimentos sociais
A campanha “Dezembro Vermelho”, que tem o intuito de ampliar a divulgação do Dia Mundial de Luta Contra a Aids (1º de dezembro), foi lançada em audiência pública realizada no plenário da Câmara Municipal de Sorocaba na manhã desta sexta-feira, 29, por iniciativa do vereador Renan Santos (PCdoB).
Participaram da audiência a coordenadora do programa municipal de DST/Aids, Helena Ferreira Solla; a coordenadora do Same (Serviço de Assistência Municipal Especializado), Dra. Priscila Rangel Dordetto; a interlocutora estadual da campanha “Fique Sabendo”, Dra. Nelly Litterio; a representante do programa estadual DST, Dra. Ivone de Paula; e a consultora do programa conjunto da ONU sobre HIV/Aids (Unaids), Silvia de Almeida.
O evento contou com uma palestra da Dra. Ivone de Paula sobre a falta de informação sobre o tema e a importância de levar educação sobre o HIV e a Aids às novas gerações, principalmente utilizando as redes sociais. Também foram realizados debates sobre os problemas enfrentados em relação à estrutura de atendimento e as formas de mitigar o preconceito e a discriminação.
Durante a audiência foram levantados problemas específicos
em relação ao Same e demais estruturas de atendimento e o vereador Renan Santos
afirmou que irá marcar uma reunião com o secretário municipal de Saúde e a
prefeita de Sorocaba para tratar do assunto.