03/12/2019 14h42
 

Por meio de requerimento protocolado nesta terça-feira, 3, o vereador Dr. Hélio Brasileiro está questionando a Prefeitura de Sorocaba a respeito de árvores que foram suprimidas durante as obras do BRT na Avenida Itavuvu. A propositura também menciona as árvores das avenidas Ipanema, General Carneiro e Armando Pannunzio.

Segundo o vereador, há a necessidade de saber o que será feito pela municipalidade como compensação ambiental. "O progresso é necessário sempre, ainda mais em se tratar de atendimento de qualidade à população. Contudo, temos que ficar atentos para a retirada de árvores adultas, que cumprem sua função ambiental para redução de temperatura, local para alimentação da fauna e aumento na qualidade do ar. Se forem substituídas por mudas, elas levarão anos para alcançar o porte adulto e cumprir a mesma função", indaga.

Outra dúvida do parlamentar é referente a palmeiras-imperiais da Avenida General Carneiro, onde existe a possibilidade de remoção de pelo menos quatro exemplares com a obra do BRT. "Além do impacto ambiental, estas são árvores de custo elevado, adquiridas com dinheiro de nossos tributos. Em caso de retirada, queremos saber se serão devidamente transplantadas em outros locais da cidade", questiona Dr. Hélio.

O novo sistema de Transporte Rápido por Ônibus BRT (Bus Rapid Transit) tem previsão para ser entregue em 2020.

(Assessoria de Imprensa – Vereador Dr. Hélio Brasileiro – MDB)