O projeto, que vem transformando a realidade de jovens de Sorocaba por meio da música, ensina crianças e jovens a construir e tocar instrumentos, além de cantar
O Projeto Guri começou a funcionar em Sorocaba há 15 anos e nesse tempo milhares de crianças e jovens tiveram suas histórias e trajetórias alteradas para sempre pela iniciativa, que utiliza a musicalização como ferramenta pedagógica de maneira totalmente gratuita. Para homenagear essa trajetória da iniciativa e das pessoas que ajudaram o Guri a desenvolver-se na cidade, a Câmara dos Vereadores realizará nesta quarta-feira, 4, às 14 horas, uma solenidade de homenagem ao projeto.
A entrega do Voto de Congratulações a todos os envolvidos na execução do projeto, assim como aos jovens participantes, será feita pelo vereador Péricles Régis (MDB) à coordenadora do projeto em Sorocaba, Ana Paula Yembo Leite. Durante a solenidade, aberta ao público, haverá apresentação dos grupos musicais do Guri.
As crianças e jovens que cursam o Guri participam de suas atividades no contraturno escolar. A maioria tem seu primeiro contato com o estudo da música por meio do projeto, que contribui diretamente no desenvolvimento integral de meninos e meninas, como estabelece o Estatuto da Criança e do Adolescente. “A premissa do fazer musical coletivo é a base desse projeto. O Guri integra crianças e adolescentes de diferentes idades, gêneros e condições sociais e econômicas, promovendo o desenvolvimento pedagógico, mas também valores como a igualdade e a importância de se trabalhar em conjunto, sentindo-se parte de um time, de algo maior”, afirma Péricles.
Mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é considerado o maior programa sociocultural brasileiro e oferece cursos como iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos. Mais de 49 mil alunos são atendidos por ano, em quase 400 polos de ensino, distribuídos por todo o Estado. Desde seu início, em 1995, o Projeto já atendeu cerca de 650 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.
A solenidade será realizada às 14 horas, no Plenário da Câmara, com transmissão pela TV Câmara Sorocaba.
(Assessoria de Imprensa – Vereador Péricles Régis/MDB)