O vereador requer, entre outras, informações sobre percentuais de perdas de água e tratamento de esgoto, bem como os gastos da autarquia referentes aos prédios públicos
Observando que os custos do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) estão na ordem de R$ 139,7 milhões para o próximo ano, com investimentos previstos da ordem de R$ 78,2 milhões, o vereador Anselmo Neto (PSDB), por meio de requerimento aprovado na Câmara Municipal, solicita informações detalhadas sobre os custos e projetos da autarquia.
Em seu requerimento, Anselmo Neto indaga qual o consumo referente aos prédios públicos (especificado por prédio) e se há programas voltados para a redução desse consumo. Quanto ao fornecimento de água, o parlamentar indaga qual a porcentagem de perda no sistema, devido a situações como vazamentos e ligações clandestinas.
O vereador também indaga quantas são as empresas fornecedoras de água potável existentes em Sorocaba e se existe algum tipo de controle sobre tal fornecimento. Também quer saber como o Saae cobra pelo tratamento de esgoto dos consumidores que utilizam água comprada diretamente de empresas e como é cobrada a taxa de esgoto das empresas que possuem abastecimento via poço.
Por fim, o vereador quer saber como está a situação atual das estações de tratamento de esgoto em relação ao previsto no projeto inicial e indaga quais são as condições dos mananciais da cidade em termos de qualidade e quantidade de água, pedindo que seja apresentada a curva volumétrica pelos meses dos anos de 2009 a 2019.