04/12/2019 15h36

Por iniciativa do vereador Péricles Régis (MDB), a Câmara Municipal realizou, na tarde de quarta-feira (04), uma sessão solene em homenagem aos 15 anos do Projeto Guri em Sorocaba, programa sociocultural que utiliza a musicalização como ferramenta pedagógica de maneira totalmente gratuita, atendendo atualmente 700 crianças na cidade. Além do parlamentar, dividiram a mesa de honra o gerente regional do projeto, Gildemar de Oliveira, e a coordenadora do projeto em Sorocaba, Ana Paula Yembo Leite, além de representantes dos secretários municipais da Cultura (Secult) e de Igualdade e Assistência Social (Sias).

O aluno André Oliver, que há sete anos participa do Guri, usou a tribuna para falar sobre a experiência dentro do projeto e destacou as mudanças pessoais e aprendizados conquistados por meio da música. “Eu era muito tímido e por meio das aulas de música eu consegui vencer a timidez, se fosse alguns anos atrás eu nem conseguiria estar aqui falando”, afirmou.

Representando a Sias, Robson Candiani destacou a importância do Projeto Guri também dentro do sistema Fundação Casa, e Paulo de Tarso, representante da Secult, pasta que sedia o projeto Guri em Sorocaba, parabenizou a iniciativa da sessão solene e toda a equipe do programa social. Ele anunciou que pretende levar também as atividades para o CÉU das Artes, ampliando as ações socioculturais do projeto.

Gildemar de Oliveira, gerente regional do Projeto Guri, falou da importância da música para o desenvolvimento pessoal das pessoas e lembrou da história do programa na cidade, que chegou a ser o maior polo regional do estado. Ele destacou os problemas enfrentados, como enchentes e furtos que causaram a perda de equipamentos e, que mesmo assim, foram superados.

O vereador Péricles Régis discursou sobre o Projeto Guri e as oportunidades oferecidas pelo programa e agradeceu aos gestores da iniciativa pela luta para manter o programa em Sorocaba. “Os frutos desse esforço são as mudanças que o Guri promoveu e continuará promovendo na vida de cada criança e adolescentes atendido”, afirmou.

O parlamentar também destacou que o Guri integra alunos de diferentes idades, gêneros e condições sociais, econômicas ou físicas, que querem aprender a tocar algum instrumento, seguir uma carreira ou encontrar um propósito de sentido para a vida. “Sorocaba tem muita sorte de ter vocês aqui”, finalizou.

Em seguida, Péricles Régis entregou voto de congratulações à coordenadora do projeto em Sorocaba, Ana Paula Yembo Leite, pelos 15 anos de atividade do Projeto Guri em Sorocaba. “Hoje a gente trouxe um pouquinho do que o polo (do Guri) de Sorocaba tem, ele é bem maior, mas ainda pequeno para o tamanho da cidade. Sorocaba precisa urgente de mais polos do Projeto Guri”, contou a coordenadora, que agradeceu toda equipe do projeto pelo empenho no trabalho.

Durante a sessão, foi exibido um vídeo com um resumo do trabalho realizado pelo Projeto Guri e depoimentos de alunos e pais, e também foram realizadas apresentações dos grupos de destaque de violões e do coral juvenil do projeto. A sessão solene foi transmitida ao vivo pela TV Câmara (Canal 31.3; Canal 4 da NET e Canal 9 da Vivo) e poderá ser vista na íntegra no portal e nas redes sociais da Casa.

 O Projeto - Mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é considerado o maior programa sociocultural brasileiro e oferece cursos como iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos. Mais de 49 mil alunos são atendidos por ano, em quase 400 polos de ensino, distribuídos por todo o Estado. Desde seu início, em 1995, o Projeto já atendeu cerca de 650 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.