Por iniciativa de Fernando Dini (MDB), receberam a Medalha do Mérito Esportivo Djalma Santos Fogaça, Luiz Fernando Della Rosa e Paulo Roberto Campos do Amaral
Os atletas Paulo Roberto Campos do Amaral, campeão de natação e futsal, o piloto Djalma Santos Fogaça e o técnico de handebol Luiz Fernando Della Rosa foram homenageados com a Medalha do Mérito Esportivo “Newton Correia da Cunha Mérito Esportivo (Campineiro)”, em sessão solene da Câmara Municipal de Sorocaba, realizada na noite desta quarta-feira, 4. A iniciativa da homenagem foi do vereador Fernando Dini (MDB), presidente da Casa, que destacou a importância dos referidos atletas na divulgação do nome de Sorocaba. Além de Dini e dos homenageados, também integraram a mesa de honra o ex-vereador Rafael Militão (MDB), que é professor de Educação Física, e o secretário de Esportes e Lazer, Simei Lamarca.
“Djalma Fogaça, Luiz Fernando Della Rosa e Paulo Roberto Campos do Amaral se destacam não apenas pelo esporte que praticam, mas pela lição de vida que nos oferecem, cada um à sua maneira. Esses atletas diferem em suas respectivas modalidades esportivas, mas convergem na dedicação, na determinação e no amor pelo que fazem. São personalidades que ajudam a construir uma Sorocaba melhor, através de sua dedicação”, afirmou Fernando Dini, na saudação aos homenageados, enfatizando que “esporte também é saúde e educação”. O presidente da Casa ressaltou, ainda, que, “quando se luta por um princípio e não apenas pela vitória, como é o caso dos homenageados, se vai muito mais longe”.
Rafael Militão parabenizou os homenageados e elogiou Fernando Dini pela gestão à frente da Casa e em defesa do esporte. O secretario Simei Lamarca destacou que as homenagens são merecidas, pois baseiam-se na meritocracia. Os homenageados também fizeram uso da palavra, agradecendo a honraria recebida e rememorando passagens de sua vida pessoal e esportiva. O atleta Paulo Roberto Campos do Amaral fez questão de ler seu discurso, em que agradeceu o apoio da família e dos amigos e ao presidente da Casa pela homenagem. No encerramento da sessão, Grupo Felicidade Down, do qual Paulo Roberto faz parte, apresentou uma coreografia.
Campeão de futsal – Paulo Roberto Campos do Amaral nasceu em Sorocaba em 1983, filho de Heloisa Aparecida Campos do Amaral e Elson Vieira do Amaral, já falecido. Paulinho, como é conhecido, começou a praticar esportes aos 12 anos, iniciando-se na natação, esporte que, hoje, com 36 anos, continua praticando diariamente, com uma rotina de treinamento diário no Corinthians, em São Paulo, com o apoio de sua mãe e do irmão.
Foi onze vezes campeão paulista de natação 200 e 100 metros nado peito; onze vezes campeão brasileiro de natação 200 e 100 metros peito; e duas vezes campeão da copa Mundial de natação 100 metros peito. Também é capitão da Seleção Brasileira de Futsal Down, tendo sido duas vezes campeão da copa Down Society, vice-campeão da Copa Dow Internacional de Futsal, vice-campeão brasileiro de Futsal Down; campeão mundial de Futsal Down.
Campeão nas pistas – O piloto e empresário Djalma Santos Fogaça nasceu em Sorocaba em 1963. Iniciou-se no Kart em dezembro de 1982 e, no ano seguinte, disputou o Campeonato Brasileiro de Marcas, com carros Corcel 2 e Passat. Em 1984, ficou em 4º lugar no Campeonato Brasileiro de Fórmula Fiat. No ano seguinte, foi vice-campeão paulista de Fórmula Ford e, em 1986, sagrou-se campeão paulista na mesma fórmula e 3º lugar no Brasileiro.
Conquistou diversos outros prêmios, entre eles, Campeão Brasileiro de Fórmula Ford (1988), Campeão Brasileiro de Fórmula Chevrolet (1992). Em 1994, foi piloto revelação da Stock Car. Também obteve vitórias na Fórmula Truck e, depois de ficar três anos afastado das pistas, voltou a correr em 2013, obtendo uma pole position na pista de Guaporé com 52 anos de idade. Em 2016, foi o primeiro vencedor oficial da história da recém-criada Old Stock Car (Opalão), vencendo a corrida sobre seu filho Fabio Fogaça, por 14 milésimos de segundo, fato inédito e único no automobilismo brasileiro.
Técnico de handebol – Luiz Fernando Della Rosa é paranaense de São Pedro do Avaí, onde nasceu em 1962. Graduou-se na Faculdade de Educação Física de Sorocaba (Fefiso), em 1988, e fez especialização em Técnicas Desportivas na Universidade de São Paulo (USP), em 1990. Trabalha desde 1987 na Secretaria de Esportes da Prefeitura de Sorocaba, ocupando cargos de direção. Desde 1999, atua como técnico de handebol e foi professor dessa modalidade esportiva em diversas instituições de ensino superior.
Como técnico de futebol, foi 15 vezes campeão dos Jogos Regionais, dez vezes campeão da Intermed (maior competição esportiva universitária), quatro vezes campeão dos Jogos Abertos da Juventude, três vezes campeão dos Jogos Abertos do Interior, duas vezes campeão dos Jogos Pan-americanos com a Seleção Brasileiro masculino juvenil (2002) e júnior (2000), além de várias conquistas como dirigentes de equipes. Atualmente, é assessor do secretário de Esportes de Lazer, Simei Lamarca.
A sessão solene foi transmitida ao vivo pela TV Câmara (Canal 31.3; Canal 4 da NET; e Canal 4 da Vivo) e poderá ser vista ao vivo no portal da Casa e em suas redes sociais.