O certificado foi concedido após empenho do vereador em aproximar o órgão estadual da secretaria municipal e das entidades assistenciais da cidade
Estudantes das escolas municipais de Sorocaba irão participar de um projeto de conscientização sobre a posse responsável de animais domésticos. A atividade será viabilizada pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema) com a captação de R$ 100 mil, que já foi autorizada por um certificado da Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente do Estado de São Paulo (Condeca). O certificado foi concedido após empenho do vereador Hudson Pessini em aproximar o órgão estadual da secretaria municipal e das entidades assistenciais da cidade.
“Esse projeto vai levar às escolas da rede municipal uma oficina para mostrar a importância do bem-estar animal e do não abandono. Serão três livros que visam estimular o aprendizado do respeito no contato com animais”, salientou Maurício Mota, secretário de Meio Ambiente.
Além da Secretaria do Meio Ambiente, outros 10 projetos de instituições sorocabanas foram contemplados com certificados que serão entregues por Pessini. “O Condeca era pouco aproveitado em Sorocaba. Um trabalho de aproximação, que começou em 2017, transformou a vida de muitas entidades. Hoje, Sorocaba é a cidade que mais apresenta projetos no Condeca”, destacou o parlamentar.
Os certificados permitem às instituições obter verba de empresas, que podem destinar 1% do Imposto de Renda devido ao financiamento de projetos em prol de crianças e jovens. Parte das entidades beneficiadas também poderá receber verba do Fundo Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Audiência pública orientou entidades
Uma audiência pública foi realizada em julho de 2019, por iniciativa de Pessini, como parte dos esforços em mostrar às organizações a possibilidade de financiar projetos com a captação de recursos por meio do Condeca. Na oportunidade, o deputado estadual Fernando Cury (PPS), presidente do Condeca, esteve na Câmara Municipal de Sorocaba a convite do vereador e falou para as entidades, entre outras coisas, como atender aos requisitos do edital para pleitear recursos.
Legenda da foto: O vereador Hudson Pessini e o secretário do Meio Ambiente, Maurício Mota.
(Assessoria de Imprensa – Vereador Hudson Pessini/MDB)