O debate – que será transmitido pela TV Câmara – contou com o vereador Péricles Régis (MDB) e o secretário interino de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Renda de Sorocaba, Luis Alberto Firmino
Perspectivas de redução dos níveis de desemprego em âmbito nacional e crescimento da geração de vagas formais de trabalho fazem com que 2020 venha cercado de uma projeção positiva para os trabalhadores que buscam uma recolocação após anos de desemprego. O assunto foi tema do programa Câmara Convida, gravado na Câmara dos Vereadores de Sorocaba nesta terça-feira (14/1), que contou com o vereador Péricles Régis (MDB), que tem a empregabilidade e qualificação como seus principais eixos de trabalho, e com o diretor de área e secretário interino de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Renda de Sorocaba, Luis Alberto Firmino.
O programa, que será exibido na grade da TV Câmara, tratou a respeito do cenário positivo projetado para 2020 no que diz respeito a mercado de trabalho. O vereador Péricles Régis, que ficou conhecido nas redes sociais por conta de seu trabalho de anos à frente do Grupo de Vagas de Emprego em Sorocaba e Região, um dos maiores do segmento no Facebook, afirma que o mercado das vagas está aquecido e as perspectivas são otimistas. “É notório que a quantidade de vagas disponibilizadas pelas empresas está aumentando. A projeção é de que a taxa média de desemprego caia da casa de 12% em 2019 para cerca de 11,5% em 2020. Embora possa parecer pouco, é interessante notar que em 2017 essa fatia de desempregados era de 12,7% e em 2018 12,3%, ou seja, estamos em recuperação”, afirma o vereador, que em seu grupo possui mais de 320 mil trabalhadores que diariamente prospectam as vagas divulgadas pelas empresas de Sorocaba e Região.
Péricles também salientou outro dado bastante positivo: a perspectiva de aumento de vagas formais de trabalho com base em um levantamento do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). Enquanto em 2017 o Brasil teve 123 mil vagas formais de trabalho perdidas, em 2018 o balanço foi de 421 mil vagas criadas. No ano passado esse montante chegou a 500 mil vagas criadas e para 2020 a projeção é de que surjam 805 mil novas vagas.
O secretário Luis Alberto Firmino afirma que é o momento dos trabalhadores desempregados investirem em qualificação, pois o emprego dos próximos anos exigirá um índice crescente de profissionalização dos candidatos a uma vaga. “A cidade tem que preparar a população para isso, pois as empresas que porventura cogitarem Sorocaba para se instalar terão de ter a garantia de que os trabalhadores daqui podem suprir sua necessidade de mão de obra qualificada. O governo tem um planejamento de investimento crescente nesse aprimoramento dos trabalhadores. A educação será a chave para o trabalhador das futuras gerações, sejam aqueles que buscam o primeiro emprego ou até mesmo aqueles que ingressarão em seu último emprego, já na terceira idade”, afirma.
Péricles diz que a Uniten tem sido uma das portas de entrada para essa qualificação. Em 2019 o vereador destinou uma emenda impositiva de R$ 97 mil que proporcionou a realização de cursos para 850 trabalhadores, a maioria desempregados em busca de recolocação. “O trabalhador também não pode ficar na inércia apenas esperando a criação de vagas. Ele precisa saber que sem evoluir, ficará para trás quando a criação de vagas deslanchar”, conclui o parlamentar.
A TV Câmara pode ser assistida pelo canal 31.3 em sinal aberto e pelo canal 6 da NET.
(Assessoria de Comunicação – Mandato do Vereador Péricles Régis/MDB)