Em busca da valorização da nossa cultura e de atender a Lei 11.645/2008, que obriga o ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas, a vereadora Fernanda Garcia (PSOL) fez uma reunião na secretaria municipal da educação, na manhã dessa quarta-feira (15/01).
Reunida com o secretário municipal de educação, Wanderlei Acca, com os representantes da Associação Sorocabana de Capoeira (ASCA), mestre Jaime Balbino e Luiz Henrique de Souza e o historiador e pesquisador da história da capoeira em Sorocaba, Carlos Carvalho Cavalheiro, o encontro discutiu a importância da retomada de projetos que levem a prática dessa manifestação cultural de volta às escolas.
A vereadora Fernanda Garcia, que também é professora, ressalta a importância pedagógica de retormar esse projeto. "Proporcionar o contato das crianças com a capoeira é apresentar uma parte fundamental da história e cultura do nosso País às novas gerações. É uma complementação importantíssima no processo de aprendizado", defende Fernanda.
A Lei Federal 10.639 do ano de 2003, que alterada pela lei 11.645/2008, foi criada justamente no intuito de resgatar a importância da cultura negra na formação do Brasil. A capoeira é uma criação nacional que ilustra essa participação da população africana na formação da identidade do povo brasileiro.
Nesse sentido, mestre Jaime comenta que a cidade, infelizmente, regrediu nessa política ."Há anos atrás já ouve uma experiência positiva aqui na nossa cidade, que infelizmente foi interrompida".
O próprio secretário de educação reconheceu a importância do projeto, se recordando da iniciativa nos anos que esteve como diretor na escola municipal Matheus Maylasky. Ele assumiu o compromisso de apresentar a proposta a prefeita para estudarem a implantação através de um novo projeto piloto.
(Assessoria de Imprensa – vereadora Fernanda Garcia/PSOL)