Com o objetivo de fiscalizar as providências tomadas no Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), o vereador Dr. Hélio Brasileiro (MDB) percorreu a unidade de saúde nesta terça-feira (21), constatando inovações desde sua última visita, realizada em parceria com outros vereadores no mês de março de 2019.
Recepcionado pela diretoria da Organização Social (OS) que administra o hospital, Sra. Maristela Honda (vice-presidente); Sr. Irineu Silva (gerente executivo) e Dr. Tiago Dal Molin (gerente médico), o parlamentar visitou as dependências do conjunto e conversou com munícipes, a fim de avaliar o atendimento prestado.
De acordo com Dr. Hélio, que é médico de formação e Presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, um dos setores que ganhou destaque é a maternidade. "Atentamo-nos ao cuidado com as mães e seus bebês. Os quartos estão reformados e contam com equipamentos novos e úteis para o desenvolvimento dos recém-nascidos. Há acessórios para o parto humanizado, os pisos foram trocados", frisou.
No térreo, um novo lactário está sendo construído e segue projeto do Ministério da Saúde. "Com isso, o banco de leite do CHS voltará a ser referência no Estado e a previsão de entrega está para março de 2020", informou Maristela Honda.
No caminho para a ala da nutrição, Dr. Hélio parou para acompanhar a obra do setor de Radioterapia, construção executada com verba federal. "Este local, assim que finalizado, será um grande ganho para o tratamento do câncer em Sorocaba e região". Já no setor dos alimentos, constatou a estrutura reformada e o estoque abastecido para a produção de mais de 1800 refeições ao dia.
E foi neste setor que o vereador questionou o caso de larva encontrada em uma refeição no CHS no último dia 17 de janeiro. Em resposta, a administração informou que o fato foi isolado, com apenas uma larva em uma única refeição, provavelmente oriunda do tomate e a partir de então, não sendo mais oferecido alimento in natura, sendo que a vigilância sanitária já fez a inspeção, não encontrando irregularidades.
Por fim, Dr. Hélio também quis verificar a situação da farmácia de alto custo. Dos 252 medicamentos, vinte não estão disponíveis no momento e dependem de entrega por parte da Secretaria de Saúde do Estado, sendo que os medicamentos são fornecidos pelo Ministério da Saúde.
Reformas
pontuais também foram realizadas no CHS visando a segurança, como novas câmeras
de monitoramento e as janelas que estavam quebradas já foram reparadas, além de
novas pinturas. Há, ainda, um novo refeitório, dividido em duas partes: uma
onde é fornecida a comida e outra para funcionários que trazem a própria
alimentação, equipado com fornos micro-ondas, bebedouro e pias, em ambiente que
atende a quarenta pessoas.
(Assessoria
de Imprensa – Vereador Dr. Hélio Brasileiro – MDB)