Em resposta a requerimento do vereador, a Prefeitura informa que a Rua Maria Aparecida Pereira Rossi atende aos requisitos técnicos para ter o equipamento
Com o objetivo de garantir mais segurança para pedestres e motoristas, a Rua Maria Aparecida Pereira Rossi, situada no Jardim Nova Esperança, deverá ser contemplada com medidas de redução de velocidade. É o que informa a Prefeitura de Sorocaba em resposta a requerimento do vereador Irineu Toledo (PRB), aprovado na Câmara Municipal no final do ano passado.
Em ofício assinado pelo secretário de Relações Institucionais e Metropolitanas, Flávio Chaves, o Executivo, depois de consultada a Urbes, informa que os “estudos técnicos foram concluídos pelo setor de engenharia de tráfego definindo pela viabilidade de implantação de dispositivo redutor de velocidade, tipo lombada, na mencionada via”.
No mesmo ofício, o Executivo afirma que “devido à demanda de serviços e disponibilidade financeira não é possível definir uma data específica”, porém, a implantação de redutor de velocidade na Rua Maria Aparecida Pereira Rossi “será inserida nas prioridades”. Os estudos técnicos que indicam a necessidade do equipamento, segundo a Urbes, baseiam-se nas normas do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).
Em seu requerimento, Irineu Toledo havia enfatizado que o pedido partiu dos próprios moradores do Jardim Boa Esperança, preocupados com o excesso de velocidade dos veículos na Rua Maria Aparecida Pereira Rossi, que coloca em risco à vida de pedestres, inclusive alunos a caminho da escola. O vereador observou que nessa rua já ocorreram acidentes, pois a via, além de residências, conta com vários estabelecimentos comerciais, apresentando expressivo fluxo de veículos.