Projeto chega à quinta edição debatendo política com eleitores, pré-candidatos a cargos eletivos e interessados em geral os bastidores da política
O que, de verdade, é papel de um vereador e o que transgride suas competências? Quais os chamarizes usados durante a campanha e as promessas que simplesmente não podem ser cumpridas? Esses e outros pontos ligados aos bastidores da política estarão entre os assuntos debatidos durante mais uma edição do Programa Imersão, que discutirá na Câmara de Sorocaba o trabalho dos três poderes e o papel vigilante que o munícipe precisa ter, em especial em um ano eleitoral. A iniciativa de educação política suprapartidária criada pelo vereador Péricles Régis chega nesta semana à quinta edição.
O Imersão surgiu da ideia de tratar, sem os filtros do marketing político e de forma clara, o real poder de atuação de um vereador. “Quando me tornei vereador, descobri que muitas das promessas que são feitas durante uma campanha ou no dia a dia de um mandato são simplesmente impossíveis de ser cumpridas ou pior, são proibidas, porque extrapolam as competências do Poder Legislativo”, afirma Péricles. “Algumas dessas práticas irregulares utilizadas por alguns políticos são usadas para vestir um verdadeiro cabresto nos eleitores. A intenção primária do programa é empoderar a comunidade e mostrar que ninguém deve ter políticos de estimação. Na verdade, os vereadores na maior parte das vezes se colocam na posição de facilitadores para que o eleitor contraia uma dívida de gratidão, porém o que eles fazem poderia ter sido igualmente feito pelo próprio munícipe, se ele estivesse ciente das ferramentas que dispõe”, defende o parlamentar.
A dinâmica do programa é simples: em um único encontro que dura pouco mais de duas horas, Péricles recebe em seu gabinete interessados em geral que se inscrevem pela internet. Além de tratar sobre o que um vereador pode ou não pode fazer e falar sobre as ferramentas que a população possui para conseguir resolver demandas dos bairros, Péricles fala sobre o caminho das pedras para as pessoas que alimentam o desejo de ingressarem na vida pública para deixar de lado o chamado “ativismo de sofá” e tornarem-se protagonistas na política e disputarem eleições para um cargo eletivo. “Algumas pessoas chegam se colocando como candidatas, porém ao conhecerem as limitações enfrentadas por um mandato, acabam repensando. Outras, percebem que dá para entrar na política e fazer de um jeito limpo, diferente e transparente”, relata. “Queremos caras novas na política, seja no partido que for, com a ideologia que lhe faça mais feliz, porém com valores intactos”, conclui Péricles.
A quinta edição do Programa Imersão será realizada na quarta-feira (29/1), no gabinete 9 da Câmara Municipal, às 19 horas. Para participar, basta inscrever-se gratuitamente pelo telefone (15) 32381151 ou pelo Whatsapp (15) 98144-0844.
(Assessoria de Imprensa - Vereador Péricles Régis/MDB)