A maneira mais eficaz de enfrentar os problemas da saúde pública é agindo na prevenção. Como Sorocaba apresenta um índice considerado baixo de cobertura da Estratégia de Saúde da Família, com menos de 30% de alcance da população, a vereadora Fernanda Garcia (PSOL) tem criado ações para defender a ampliação dessa política. Nesse sentido, Fernanda apresentou o projeto para instituir o Dia Municipal do Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate de Endemias.
O intuito do projeto é fixar uma data no calendário municipal que, além de prestigiar esses servidores, servirá como uma marco para que a cidade debata sempre qual tem sido o alcance da Estratégia de Saúde da Família em Sorocaba. "Os Agentes Comunitários de Saúde e de Combate de Endemias são o coração da política de prevenção. Se não ampliarmos o efetivo desses profissionais, seguiremos com esse índice minúsculo de cobertura da Estratégia de Saúde da Família. Temos que debater a sua constante ampliação e também as suas condições de trabalho", defende Fernanda Garcia.
A vereadora ainda observa que aumentar o número de agentes, é garantir que o serviço público chegue na porta dos sorocabanos. "Temos o dever de levar mais cidadania a nossa população e não existe maneira mais eficiente de promover ações públicas de saúde do que mobilizando servidores para atuar nos bairros. Com o reforço desses profissionais, Sorocaba poderá aumentar a prevenção com problemas de saúde bucal, doenças sexualmente transmissíveis, a prevenção e detecção do tipos de câncer com autoexame, o combate a dengue e até mesmo a violência doméstica", exemplifica.
O projeto da vereadora foi aprovado em primeira discussão na sessão ordinária dessa quinta-feira (06/02) e deverá entrar em pauta, em segunda discussão, na próxima semana.
(Assessoria de Imprensa – Fernanda Garcia/Psol)