Um homem visionário, à frente do seu tempo. Assim o presidente da Câmara, vereador Fernando Dini (MDB), nomeou a figura do ex-prefeito e deputado constituinte José Theodoro Mendes durante a solenidade de descerramento da placa dando seu nome ao Palácio dos Tropeiros.
A cerimônia foi realizada na manhã desta sexta-feira, 7, reunindo autoridades e familiares – incluindo a viúva, Margarida e os filhos Ana Márcia e Theodoro Mendes Junior, além de amigos do político. O líder do Governo, José Francisco Martinez (PSDB), e os vereadores Iara Bernardi (PT), Luis Santos (Pros) e Wanderley Diogo (PRP) também participaram da homenagem. A prefeita Jaqueline Coutinho esteve acompanhada de seus pais, Neide e Geraldo Coutinho.
O decreto 25.580, dando o nome do ex-prefeito ao paço, foi assinado pela prefeita no último dia 29 de janeiro, cinco dias após sua morte em um acidente de trânsito. A placa em homenagem a José Theodoro Mendes foi instalada no Espaço Ferroviário, no 1º andar do Paço Municipal.
Homenagens – O presidente do Legislativo lembrou obras importantes realizadas por Mendes, como a construção do prédio da Prefeitura, do Teatro Municipal e do Estádio Walter Ribeiro. “Este homem levou Sorocaba ao expoente nacional. Por isso é uma honra, ter em nossa cidade uma figura tão importante para o mundo político. Esqueçam todos os feitos desse grande homem, vamos apenas nos atentar ao que ele nos deixou de maior herança, a seriedade com que conduziu todo seu trabalho”, ressaltou Dini.
Amigo pessoal da família, o vereador Eng. Martinez, lembrou que Theodoro Mendes se tornou um conselheiro de muitos políticos. “Sempre me orientou em minha carreira como um todo e também a qualquer político, independentemente de partido. Quando tínhamos dúvidas, íamos lá em seu gabinete e depois em seu escritório. Era um jurista de grande qualidade”, afirmou. A vereadora Iara Bernardi lembrou seu enfrentamento à ditadura militar e luta pela redemocratização do país. Já Luis Santos destacou que a história do político é um exemplo para Sorocaba e para o país.
Em nome da família, José Mendes Junior lembrou a trajetória política do irmão e agradeceu a homenagem prestada pelo Município. “Uma forma de eternizar o nome de uma pessoa dedicada a Sorocaba e que tratava todos de forma igual. Hoje vemos a unanimidade que ele foi”, afirmou. Os ex-prefeitos Flávio Chaves, que sucedeu a Theodoro Mendes na prefeitura, e Paulo Mendes, primo do homenageado, ressaltaram seu pioneirismo e retidão de caráter e sobretudo a luta para construção do Palácio dos Tropeiros.
Da mesma forma, a prefeita Jaqueline Coutinho, lembrou a idealização do paço municipal, que hoje leva o nome de Theodoro Mendes. “Essa é a casa do povo, do Legislativo, do Judiciário, de todos nós. E se hoje temos esta casa, é graças ao idealismo, arrojo e coragem de Theodoro Mendes”, concluiu.