Presidente Fernando Dini destaca que unidade proporcionará atendimento digno a pacientes oncológicos atendidos pelo SUS
O presidente da Câmara Municipal, Fernando Dini (MDB), participou na manhã desta terça-feira, 11, da cerimônia de inauguração do novo centro de radioterapia da Santa Casa de Sorocaba, onde funcionará o acelerador linear que irá atender a pacientes oncológicos de 48 cidades da região. Também prestigiaram o evento os vereadores Cíntia de Almeida (MDB), Dr. Hélio Brasileiro (MDB), Engenheiro Martinez (PSDB), Fernanda Garcia (PSOL), Iara Bernardi (PT), Vitão do Cachorrão (MDB) e Wanderley Diogo.Ladeado pela prefeita Jaqueline Coutinho, o secretário da Saúde, Ademir Watanabe, e o diretor-presidente da Santa Casa, padre Flávio Jorge Miguel Júnior, Fernando Dini destacou o empenho da atual gestão do hospital, afirmando que a credibilidade da irmandade foi resgatada com o trabalho realizado nos últimos anos. “A inauguração do centro de radioterapia dará aos menos afortunados atendidos pelo SUS a oportunidade de receber tratamento digno, da mesma forma que aqueles com mais recursos. E assim deve ser, a saúde deve ser para todos”.Dini relembrou os problemas envolvendo a construção do centro de radioterapia, que foi inclusive objeto de CPI na Câmara Municipal. “Não podemos esquecer da época de corrupção que assolou a Santa Casa por muitos anos, quando mais de R$ 50 milhões foram desviados. Nessa fase obscura alguns gestores do passado levaram a Santa Casa à bancarrota. Mantendo a memória disso percebemos quanto tem sido grandioso o trabalho da atual diretoria do hospital”.
O vereador Engenheiro Martinez comemorou a conquista e afirmou que a maior vantagem é poder tratar localmente os pacientes oncológicos. “A cidade ganha principalmente porque os pacientes não precisarão mais se deslocar para tão longe, serão tratados aqui e isso facilita a cura”.
O vereador Dr. Hélio Brasileiro reiterou a vantagem de ter uma unidade próxima para os pacientes e elogiou a qualidade dos novos equipamentos. “A unidade de radioterapia da Santa Casa ganhou a mesma tecnologia dos melhores hospitais particulares do mundo. Agora os pacientes serão tratados aqui na cidade, com mais conforto e bem-estar”. A vereadora Fernanda Garcia complementou que a qualidade do atendimento só é possível por conta dos profissionais envolvidos. “Essa unidade representa uma nova esperança não só pela qualidade do equipamento, mas também pela qualidade do espaço e da equipe do hospital, pelas quais com certeza muitas pessoas serão curadas”.
A vereadora Cíntia de Almeida elogiou a gestão do hospital. “Essa unidade era muito aguardada e estamos muito confiantes na atual gestão da Santa Casa, que conquistou essa vitória para a cidade de Sorocaba”. Iara Bernardi lembrou dos trâmites que permitiram a inauguração. “Esse aparelho é importantíssimo para o tratamento do câncer e foi uma conquista do governo federal em 2014. Com a luta da gestão da Santa Casa e das lideranças da cidade pudemos ser contemplados com o repasse do acelerador linear”.
O vereador Wanderley Diogo afirmou que o momento é histórico para o povo sorocabano. “Essa é uma conquista de todos. As dores serão amenizadas agora, os pacientes estarão mais seguros aqui”. Vitão do Cachorrão também comemorou a inauguração. “Muitas pessoas se foram, mas agora com tratamento digno muitas outras serão salvas. Vamos continuar lutando por mais conquistas para a saúde de Sorocaba”.
Padre Flávio Miguel agradeceu a todos os vereadores pelo apoio incondicional à Santa Casa e ressaltou que somente assim foi possível superar as dificuldades para finalmente colocar em funcionamento o centro de radioterapia. A previsão é de que cerca de 50 a 60 pacientes sejam atendidos mensalmente no novo centro de radioterapia da Santa Casa de Sorocaba.