Câmara participa da abertura do Cruzeirão 2020
O presidente Fernando Dini (MDB) foi um dos homenageados da cerimônia, que lembrou figuras de destaque nos 61 anos do torneio.
O presidente da Câmara, vereador Fernando Dini (MDB), e o vereador Vitão do Cachorrão (MDB) prestigiaram a festa de abertura da 61ª edição do Torneio Aberto de Futsal Cruzeiro do Sul, o Cruzeirão 2020. O evento foi realizado na manhã deste domingo, 16, no Ginásio Municipal de Esportes “Dr. Gualberto Moreira”.
Os parlamentares reforçaram a grandiosidade do evento, que é considerado um dos maiores torneios da modalidade. “Nossa função é acompanhar os grandes feitos. Hoje estamos comemorando 61 anos de um dos maiores torneios de futsal do mundo e isso só reforça nosso comprometimento com o esporte de alto rendimento e competição, mas, principalmente, com o esporte social em nossa cidade”, ressaltou o presidente Dini.
“Sorocaba é referência no futsal e o Cruzeirão reúne muitos times fortes, times de bairro e também aqueles que querem apenas participar. Para mim, que já disputei o Cruzeirão algumas vezes, com times do Jardim Zulmira e da Vila Barão, é uma honra estar aqui hoje”, afirmou Vitão do Cachorrão.
Com mais de seis décadas, o Cruzeirão é organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer (Semes) e conta com o apoio da Fundação Ubaldino do Amaral. “O torneio é histórico e temos este ano mais de 200 times inscritos. Vemos que a população gosta, participa. Estamos com o ginásio lotado, então é sempre uma honra participar da abertura do Cruzeirão”, afirmou a prefeita.
O secretário Simei Lamarca também falou sobre a tradição do evento, que envolve toda a comunidade. “São 61 anos de Cruzeirão, uma grande festa promovida pela Prefeitura, através da Secretaria de Esporte. Cruzeirão é família, é resgate, é esporte e inclusão”, disse.
Abertura – Desde o início da manhã, foram realizadas uma série de partidas com crianças do Projeto Social Jovem Talento e ADC ZF Clube. Em seguida, o público pode acompanhar o jogo comemorativo entre Pizzaria Vergílio e Santos FC Futsal, em referência aos 30 anos do bicampeonato da equipe de Sorocaba no torneio (1989/1990). A partida principal, entre Magnus Futsal e Santos FC Futsal, encerrou o evento.
Entre os jogos, foram realizadas diversas homenagens a figuras importantes nestes 61 anos de Cruzeirão, como ex-atletas, autoridades, jornalistas e empresários, incluindo o presidente do Legislativo, Fernando Dini (MDB) e o ex-prefeito Renato Amary, que esteve acompanhado da família.
“Não sou jogador de futebol, mas, desde criança sempre acompanhei meu pai, que jogou muito nesse ginásio de esportes. Não sou craque do futebol, mas ele foi, então é muito gostoso estar hoje aqui ao seu lado acompanhando essa abertura e essa homenagem”, destacou o secretário estadual de Habitação, Flávio Amary.
O torneio – Mais de 200 equipes se inscrevam nas cinco categorias que irão disputar o Cruzeirão 2020: Principal (nascidos em 2003 e anos anteriores), Veterano (nascidos em 1985 e anos anteriores), Super Veterano (nascidos em 1977 e anos anteriores), Master (nascidos em 1970 e anos anteriores) e Feminino Principal (nascidos em 2003 e anos anteriores).
Pelo terceiro ano consecutivo, será realizado em paralelo à competição o projeto “Cada Gol uma Árvore”, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente. Segundo a prefeitura, nas duas primeiras edições do projeto, 3.130 árvores foram plantadas em vários locais da cidade. Neste ano, o plantio inicial deve acontecer em 28 de fevereiro, um dia após a primeira rodada, no entorno do Ginásio Municipal Gualberto Moreira.
Um dos idealizadores do projeto, o ex-vereador Rafael Militão, atual diretor de área da Semes, ressalta que a ação é uma ferramenta para levar educação ambiental às crianças. “Nesta terceira edição, esperamos dobrar o número de mudas plantadas, colaborando com o meio ambiente. Sem contar com as crianças envolvidas, que acabam aprendendo sobre a importância de se preservar o meio ambiente”, ressaltou.