A vereadora Fernanda Garcia (PSOL) fez uma visita na Base Operacional do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), localizada na Vila Angélica, na manhã desta quinta-feira (20/02). Em visita a unidade, a vereadora verificou que existe um déficit de médicos e enfermeiros para o atendimento. Essa situação obriga quase todos os profissionais de saúde do serviço a realizarem horas extras para atender a demanda da cidade. Essa falta de profissionais no atendimento também pode oferecer risco às pessoas que dependem do serviço.
Além disso, Fernanda Garcia também constatou a falta de uma sala própria para esterilização de instrumentos. Esse procedimento é obrigatório, para garantir a devida higienização dos instrumentos, para que não haja contaminação. Por falta de um espaço próprio, os profissionais precisam ir a outras unidades de saúde municipais para fazer o procedimento.
Na avaliação da vereadora, esse problema poderia ser facilmente resolvido. "Ao lado da nova base operacional, existe um prédio que já funcionou como a Central de Esterilização e hoje está ociosa e tomada por sucatas. A prefeitura deveria deslocar os aparelhos que eram utilizados na UPH da Zona Norte para lá, pois após a terceirização eles ficaram armazenados sem utilização na Unidade Pré-Hospitalar. É patrimônio municipal parado, sendo que poderia ter uma nova utilidade", defende.
De acordo com informações recebidas pela vereadora, através de funcionários da UPH Norte, os aparelhos de esterilização que não são usados pelo Instituto Diretrizes, são uma autoclave e uma desinfectora ultrasônica.
A vereadora expôs a situação na tribuna da Câmara Municipal, solicitando uma providência da Prefeitura.
(Assessoria de imprensa – vereadora Fernanda Garcia – PSOL)