02/03/2020 17h29
atualizado em: 02/03/2020 17h33
Facebook

A nova unidade de ensino vai receber 120 alunos da etapa creche (berçário, creche I, II e III) e terá gestão compartilhada com o Momunes

Os vereadores Pasto Apolo (PSB) e Vitão do Cachorrão (MDB) participaram, na tarde hoje (2), da cerimônia de inauguração do CEI 134 “Jandira Barrada da Silva”, na Vila Santa Clara, Zona Norte de Sorocaba. A solenidade contou com a presença da prefeita Jaqueline Coutinho e do secretário de Educação, Vanderlei Acca, além da presidente do Movimento das Mulheres Negras de Sorocaba (Momunes), Mazé Lima, entidade que vai realizar a gestão compartilhada da unidade de ensino, entre outras autoridades do município. Também marcaram presença os ex-vereadores Claudio do Sorocaba 1, autor do projeto de lei que denominou o CEI, e Saulo do Afro Art’s, filho da homenageada.

Representando a Câmara Municipal, o vereador Pasto Apolo destacou a importância de prestigiar o evento. “Aqui é onde as crianças darão os primeiros passos para, tenho certeza, alcançarem voos altos, pois este CEI terá uma administração séria”, disse o parlamentar, lembrando que o Momunes já administra outras unidades de ensino da cidade.

Vitão do Cachorrão também destacou a oportunidade de participar da inauguração e falou da importância da nova creche homenagear uma moradora do bairro. “Daqui vão sair os novos médicos, professores, advogados. E para muitas crianças a escola é o único lugar onde se alimentam durante o dia. Então é muito importante esse novo CEI, ainda mais homenageando a Jandira, que foi uma mulher batalhadora”, disse.

A prefeita Jaqueline Coutinho lembrou que a nova unidade de ensino vai atender cerca de 120 crianças da região, atendendo a demanda existente no bairro e reduzindo o déficit de vagas na cidade. Ela também enalteceu a moderna estrutura do prédio, construído para garantir a qualidade de atendimento aos alunos. “Estamos investindo em educação, de forma séria, para que no futuro tenhamos cidadãos livres, que possam garantir uma sociedade democrática”, afirmou.

O secretário de educação, Vanderlei Acca, explicou que no formato de gestão compartilhada, a prefeitura oferece toda a estrutura física, enquanto o Momunes será responsável pela gestão da unidade e recursos humanos. “Todo o processo pedagógico vai ser seguido de acordo com as diretrizes da Secretaria de Educação”, disse.

Presidente do Momunes, Mazé Lima enfatizou a cooperação da entidade com a prefeitura para atuar na área da educação em Sorocaba, e também a representatividade do nome da homenageada. “A Jandira foi alguém que atuou pela comunidade, foi uma mulher de coragem. E o Momunes tem como objetivo também contribuir para ajudar a sociedade, empenhado em realizar um trabalho sério em parceria com o Poder Público para a crianças da região”.

Homenagem – o Novo Centro de Educação Infantil leva o nome de Jandira Barrada da Silva, uma antiga moradora do bairro. A iniciativa da homenagem partiu de um Projeto de Lei do ex-vereador Claudio do Sorocaba 1, quando ocupava uma vaga no Legislativo. “A Jandira foi uma mulher que batalhou muito pelo bairro, pelas pessoas carentes aqui da região, e que merece esse reconhecimento”, afirmou.

O também ex-vereador Saulo do Afro Art’s, filho de Jandira, representou a família da homenageada durante a cerimônia. “É um momento único na minha vida, ver uma escola levar o nome da minha mãe no bairro onde ela viveu e lutou”, disse. Ele destacou o trabalho do Legislativo para realizar a homenagem. “É preciso destacar o trabalho de todos os vereadores, na luta para que essa escola pudesse ser criada e levasse o nome da minha mãe”, finalizou.