Parlamentares anunciam que irão elaborar uma moção de repúdio coletiva conta o governo estadual
A ausência de Sorocaba no projeto do Governo do Estado do Trem Intercidades (TIC), que pretende ligar a cidade de São Paulo a diversos municípios do interior, foi muito criticada pelos vereadores durante a sessão ordinária desta terça-feira, 3.
O presidente Fernando Dini (MDB) iniciou o debate queixando-se da falta de atenção ao assunto por parte dos deputados estaduais que representam a cidade na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). “Não podemos admitir que Sorocaba seja desprestigiada dessa maneira. Não podemos acreditar que essa inércia dos deputados prejudique Sorocaba”, afirmou o vereador, que convidou os deputados da região Metropolitana para prestarem explicações à população na próxima sessão, de quinta-feira.
O vereador Luis Santos (Pros) lamentou que a cidade tenha sido citada anteriormente como parte do projeto, mas agora apareça fora dos planos do estado. “Vergonhosamente, em janeiro o secretário mentiu dizendo que Sorocaba estava dentro dos planos, agora diz que nós nem constamos no planejamento”. O parlamentar ressaltou que desde 2009 luta pela utilização de transporte ferroviário na cidade.
A vereadora Cíntia de Almeida (MDB) afirmou que também participa desta luta há muito tempo. “Em 2013 participamos de audiência pública com o Secretário de Transporte do Estado”, ressaltou. O vereador Hudson Pessini (MDB) acrescentou que a cidade também vem sendo desprestigiada em diversas outras oportunidades. “Estamos sem acesso ao novo Hospital Regional, há dois anos clamando por uma passarela”.
Iara Bernardi (PT), João Donizeti (PSDB), Fausto Peres (Podemos), Silvano Junior (PV) e Vitão do Cachorrão (MDB) também manifestaram indignação com a ausência da cidade no projeto. Os vereadores anunciaram que irão elaborar uma moção de repúdio coletiva contra o governo do Estado de São Paulo.