10/03/2020 18h09
atualizado em: 11/03/2020 11h09
Facebook

O vereador Fernando Dini (MDB) prestigiou a solenidade de inauguração da CEi-132, juntamente com o vereador João Donizeti Silvestre (PSDB)

Com a meta de atender 120 crianças (Berçário, Creche I, II e III), por meio de gestão compartilhada, foi inaugurado, na tarde desta terça-feira, 10, o Centro de Educação Infantil “Cecília Pereira Dini” (CEI-132), no Jardim Santa Isabel, na região da Vila Hortência, na Zona Leste da cidade. O presidente da Câmara, vereador Fernando Dini (MDB), prestigiou solenidade, juntamente com o vereador João Donizeti Silvestre (PSDB), que integraram a mesa de honra da solenidade.

A prefeita Jaqueline Coutinho esteve presente, juntamente com o secretário de Educação, Wanderley Acca; o diretor do Centro Educacional Apascentai, Paulo César de Almeida Souza; a diretora geral das unidades da Apascentai, Simone Vieira Afonso de Almeida; e Flávio Augusto Dini, filho de Cecília Pereira Dini, representando toda a família Dini. O evento contou com apresentações da Banda Regimental de Música do CPI-7, da Polícia Militar, sob a regência do sargento Fabiano. Diversos familiares da homenageada estiveram presentes, entre eles, a advogada Sônia Dini, mãe do vereador Fernando Dini.

“É com dupla satisfação que participo da inauguração dessa escola, não só como presidente do Legislativo sorocabano, mas como membro da família Dini, nesta homenagem à memória de Cecília Pereira Dini, minha querida Tia Cecília. Esta justa homenagem é um sinal de que estamos no caminho certo, formando bons cidadãos e cidadãs que por aqui passarão”, afirmou Fernando Dini. “Mas quero, sobretudo, agradecer a Deus por me fazer nascer num lar cristão, onde aprendi a reconhecer que é através do amor que vamos construir nossos sonhos”, finalizou Dini, ressaltando o compromisso do Legislativo com a educação e com a oferta de mais vagas em creches e escolas.

O vereador João Donizeti Silvestre destacou a importância da inauguração de uma nova escola em Sorocaba, mas enfatizou que o município ainda sofre com a falta de vagas em creches, especialmente na região do Éden, Cajuru e Zona Industrial, que, conforme enfatizou, precisa de pelo menos três creches. 

Mais escolas – A prefeita Jaqueline Coutinho agradeceu o presidente da Câmara Municipal, vereador Fernando Dini, pela parceria entre o Executivo e o Legislativo, agradeceu também a presença do vereador João Donizeti e ressaltou que Cecília Pereira Dini, que dá nome à escola foi “uma pessoa de garra, de fibra, e solidária, que representa todas as mulheres”. A prefeita disse que, com a entrega dessa nova unidade de ensino, foram criadas, ao longo de sete meses, 2.860 vagas em creche e ensino fundamental. Jaqueline Coutinho adiantou que, até o dia 31 deste mês, serão entregues três novas unidades de ensino, também por meio de gestão compartilhada. 

O secretário de Educação, Wanderley Acca, ressaltou sua “amizade histórica com a família Dini”, agradeceu a prefeita Jaqueline Coutinho “pelo carinho com que trata a educação” e, citando a poetisa goiana Cora Coralina, comparou a inauguração de uma escola com o plantio de uma semente. O secretário também elogiou a escolha do nome de Cecília Pereira Dini para denominar a escola, enfatizando que se trata de um grande exemplo para toda a comunidade escolar.

Flávio Augusto Dini também falou em homenagem a sua mãe, ressaltando seu exemplo de vida. Os diretores do Centro Educacional Apascentai também discorreram sobre o trabalho que desenvolvem. O Centro de Educação Apascentai, entidade fundada em 2007, desde 2009 tem parceria com a Prefeitura de Sorocaba, administrando o CEI-116, no Jardim Montreal, e CEI-129, no Jardim Carandá.

Segundo dados da Prefeitura Municipal, a CEI-132 contará com seis salas de aula; sala pedagógica; sala da direção; salão central; área de serviço; área de lavagem; despensa; cozinha; refeitório; banheiro adaptado para portadores de necessidades especiais (PNE); lactário e playground.

A homenageada – A sorocabana Cecília Pereira Dini, mais conhecida como “Tia Cecília”, que dá nome ao CEI-132, nasceu em 18 de dezembro de 1945, filha de Francisco Pereira e Ana Constantino Pereira, numa família com mais cinco irmãos. Por mais de 30 anos, trabalhou com materiais de reciclagem, sendo uma das pioneiras no setor, recolhendo plásticos descartados, que transformava em outros produtos, como sacos de lixo.

“Sua empresa de reciclagem, já naquela época, tinha grande compromisso com o meio ambiente e com as questões sociais, colaborando com as entidades beneficentes e com o movimento de auxílio aos catadores de reciclagem”, afirma Fernando Dini, autor da lei que denominou a escola.

Na década de 90, juntamente com o seu marido, o empresário e publicitário Fernando Dini Neto (1947-2012), criou em Sorocaba o Centro Céu Sagrado, para o tratamento de usuários de droga por meio da ayahuasca, bebida sagrada do milenar povo Inca. A clínica, gratuita, atende diariamente cerca de 30 pessoas, vindas de todo o Brasil e até do exterior. Cecília Dini também distribuía comida aos pobres todos os domingos. Morreu no dia 7 de julho de 2012, aos 66 anos, deixando dois filhos e duas netas.