Em entrevista ao vivo, Dr. Francisco Fernandes ressaltou que pacientes precisam redobrar os cuidados diante das atuais circunstâncias
A Rádio Câmara Sorocaba realizou na manhã desta sexta-feira, 3, uma entrevista com o nefrologista e especialista em transplantes Dr. Francisco Antonio Fernandes, que é secretário de Saúde de Araçoiaba da Serra e ex-titular da pasta em Sorocaba.
O médico destacou que os pacientes transplantados devem ter maior cuidado diante da pandemia. “O tratamento para evitar a rejeição causa diminuição da imunidade. Então esses pacientes têm uma vulnerabilidade a mais e maior possibilidade de contrair uma virose”. Segundo ele, os transplantados renais precisam “duplicar ou triplicar os cuidados pessoais e, se possível, quando sair de casa usar uma máscara, que pode ser caseira, para evitar a inalação de algum tipo de substância que possa trazer o vírus”.
Francisco Fernandes falou também sobre as pessoas que precisam fazer hemodiálise. “Esse é um serviço essencial, que não pode parar. Normalmente esse paciente vai três vezes por semana e fica quatro horas fazendo hemodiálise. O que temos feito nas unidades são cuidados na sala de espera, as cadeiras de diálise são dispostas no salão para manter distanciamento e há também um local de isolamento para fazer o procedimento nos pacientes com suspeita de coronavírus, para que eles não fiquem no salão comum podendo contaminar com tosse, espirro ou coriza”.
Com vasta experiência em gestão hospitalar, o médico enfatizou sua preocupação com o relaxamento do isolamento social diante da pandemia do coronavírus. “A gente vê a cada dia um afrouxamento maior disso e justamente em um momento de maior disseminação do vírus. Provavelmente a maioria de nós está contaminada e disseminando o vírus, por isso dependemos desse confinamento, de ficar a maior parte do tempo em casa para alastrar o mínimo possível essa doença”, argumentou.
Francisco Fernandes afirmou que os erros cometidos por países como Itália, Espanha e Estados Unidos são exemplos de desastres de gestão de saúde e afirmou que devemos lutar contra as dificuldades de praticar o confinamento. “É uma situação difícil para nós, brasileiros e latinos, que somos muito de parcerias, festas, abraços. A população tem muita dificuldade de praticar esse distanciamento social”.
A entrevista com o Dr. Francisco Fernandes foi transmitida ao vivo pela Rádio e pela TV Câmara Sorocaba e pode ser assistida nas redes sociais do Legislativo.