Os desafios da convivência no confinamento foram tema de entrevista na TV Câmara Sorocaba realizada no último sábado, 4, com a psicóloga Fátima Froes, que falou sobre a necessidade da reorganização dos vínculos familiares durante o momento de isolamento social.
A psicóloga afirmou que a família contemporânea não está acostumada a estar muito próxima e que na quarentena é importante repensar isso. “Fácil é estar longe, difícil é estar perto. Quando estamos em confinamento, temos que descobrir as outras pessoas, olhar a diferença, respeitar a diferença”.
Froes ressaltou a importância de estar alerta em relação à ansiedade. “Temos que ter muita serenidade nesse momento. O que é novo causa ansiedade, que pode ter seu lado positivo. Temos que levar com leveza, ter serenidade, pensar que é um momento passageiro. Não pode ficar pensando na temporalidade, deve ser um dia de cada vez, viver o momento”.
A entrevistada salientou também a importância de manter hábitos saudáveis. “Precisamos ter uma rotina, fazer atividades físicas, ter uma boa alimentação. O hábito alimentar é extremamente importante de ser cuidado. Agora mais do que nunca é o momento de refazer o seu cardápio, pois uma das características da ansiedade é a compulsão”.
Por fim, a psicóloga deu dicas de como lidar com as crianças e adolescentes enquanto não voltar a rotina escolar. “Temos que acalmar a ansiedade dos filhos, precisamos abrir para o diálogo, ouvir o que eles querem, explicar para eles a situação. Temos que descobrir o que o filho realmente gosta, o que é importante para ele”.
A entrevista com a Dra. Fátima Froes foi transmitida ao vivo pela TV Câmara e pode ser vista no canal do YouTube do Legislativo: https://youtu.be/XO2pbonkAaM.