Unidade hospitalar foi escolhida pela Prefeitura para atendimento público da pandemia
O diretor-presidente da Santa Casa de Sorocaba, padre Flávio Jorge Miguel Júnior, concedeu entrevista à TV Câmara na manhã desta sexta-feira, 17, para falar sobre os preparativos do hospital para atender pacientes com coronavírus. O hospital foi escolhido pela Secretaria da Saúde como referência no combate à pandemia no município.
Padre Flávio explicou que a Unidade Pré-Hospitalar da Zona Leste, administrada pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia, foi preparada para ser a porta de entrada no atendimento de pessoas com problemas respiratórios e suspeita de contaminação pelo coronavírus. Segundo ele, um prédio ao lado da UPH foi alugado para receber esses pacientes, que são separados dos demais munícipes para evitar a contaminação.
Essa unidade, ainda de acordo com o gestor, passou por uma reforma durante 25 dias, com reestruturação, pintura, mobiliação e montagem de equipe médica e de enfermagem. Já o hospital da Santa Casa passou por uma reforma de 40 dias, com a montagem no andar térreo de uma ala para atendimento de infectados com o vírus, contando com 30 leitos de enfermaria e 20 leitos de terapia intensiva (UTI), todos com monitores e respiradores. “A grande missão é transformar a Santa Casa em hospital de excelência, mostrar para o povo sorocabano e para o Brasil que o SUS (Sistema Único de Saúde) oferece dignidade e respeito às pessoas, atendendo com higiene e conforto”, afirmou padre Flávio.
O diretor da Santa Casa falou também sobre a dificuldade no momento de aquisição de equipamentos de proteção, mas destacou que o hospital já estava preparado desde janeiro, quando realizou uma compra grande de insumos assim que surgiram as primeiras notícias sobre a propagação do vírus. Como exemplo, ele citou que o hospital conta hoje com 57 respiradores, alugados antecipadamente como medida preventiva à escassez e encarecimento do equipamento.
Padre Flávio destacou também a solidariedade da população sorocabana e de empresas, contando que a Santa Casa vem recebendo doações de alimentos e insumos, como álcool em gel e máscaras cirúrgicas.
A entrevista com o diretor-presidente da Santa Casa, padre Flávio Jorge Miguel Júnior, foi transmitida ao vivo pela TV Câmara e pode ser assistida no canal do YouTube do Legislativo, pelo link: https://youtu.be/9W7f8tSAATY.