O presidente da Câmara de Sorocaba, vereador Fernando Dini (MDB), apresentou um panorama das ações realizadas pelo Legislativo contra a pandemia do Covid-19 em Sorocaba. As informações foram divulgadas durante entrevista na TV Câmara Sorocaba, na tarde desta sexta-feira (24), com dados da situação do município após 30 dias de quarentena oficial decretada pelo governo estadual.
Dini começou a entrevista falando sobre a movimentação na cidade por conta da retomada do comércio. "Nós precisamos montar uma estratégia para que, apos a quarentena que segue até o dia 10 de maio, com as entidades de classe, aquelas que trabalham na linha de frente, como Fiesp, Ciesp, Associação Comercial, para que eles possam organizar esse movimento de volta, que ajudem na orientação aos poderes executivo e legislativo como fazer isso de forma racional e coerente e gradativa" disse.
O presidente do Legislativo contou que durante a semana recebeu varias instituições organizadas, como academias de ginástica, que se reuniram para eleger formar uma comissão responsável por tratar de como poderão se comportar dentro de um novo modelo de flexibilização. "Eles irão entregar esse estudo à Comissão Especial do Covid-19, formada aqui na Câmara e que tem os vereadores Anselmo Neto como presidente e Hudson Pessini como relator, e nos iremos encaminhar essa proposta a prefeita", explicou, destacando também que o mesmo procedimento será feito por lojistas de automóveis, para que voltem a funcionar de maneira segura."Tenho certeza que este é um momento de união, de estudos, de responsabilidade, e principalmente de pensamento da volta do comércio em Sorocaba", disse Fernando Dini. Ele também apontou que, da mesma forma, a industria tem um plano de retorno às atividades na cidade elaborado pela Fiesp. "É importante destacar que a prefeita está bem alinhada com todos os setores", avisou.Dini defendeu a retomada das atividades comerciais de forma segura, porém ponderou que a iniciativa não pode se sobrepor ao decreto do governador, e lembrou que em outras cidades que flexibilizaram as determinações o Ministério Público interveio e os decretos forma cancelados. "E os gestores ainda correm risco de improbidade administrativa", alertou. O presidente, no entanto, refletiu que o estado tem regiões que respondem de forma diferente a pandemia, e que Sorocaba é um exemplo que está indo muto bem no combate ao coronavírus . "Temos que estar antenado para que estas regiões possam ter essa flexibilização e essa quarentena finalizada até o dia 10", disse.
O presidente da Câmara também destacou as atividades do Legislativo na fiscalização das ações da prefeitura e as iniciativas realizadas pela Casa de Leis para auxiliar o combate ao Covid-19, como o esforço da área de comunicação. "Estamos todos os dias ao vivo, em entrevistas diárias com profissionais e especialistas de diversas áreas, para que a população que está em casa tenha informações mais precisas sobre a pandemia", lembrou Dini, parabenizando toda a equipe de servidores da Câmara.
Por conta da pandemia, o vereador contou que as Sessões Ordinárias presenciais foram suspensas por conta de parlamentares estarem em grupo de risco e o prédio da Câmara, seguindo orientações de orgãos de saúde, foi fechado ao público. "Estamos trabalhando em sistema de rodizio, mas o trabalho não para. Fizemos devolução de recursos de R$ 1 milhão para incremento das ações de combate ao novo coronavírus pelo setor de Saúde, e duas sessões extraordinárias para agilizar projetos", disse o presidente do Legislativo, destacando o setor de informática da casa que trabalhou para disponibilizar um sistema digital para realização das sessões remotas.Fernando Dini ainda falou sobre a criação da Comissão Especial de acompanhamento da ações de combate ao Covid-19, que na próxima segunda-feira, às 9h, irá apresentar um balanço das atividades realizadas pelo Legislativo em relação a pandemia. Ele também comentou sobre a proposta de abrir o saguão da Câmara ara permitir que o Colsan utilize o local como ponto para coletar doação de sangue entre os servidores.
Ao final da entrevista, o presidente enalteceu a união de poderes e população para a superação do momento atual. "A vitória só será possível se todos nos participarmos, se dividirmos a responsabilidade não será pesada pra ninguém", afirmou. Ele voltou a destacar a importância do isolamento social para evitar a disseminação do vírus e que existem medidas sendo tomadas para garantir a saúde da população, como vos leitos na Santa Casa e a construção do hospital de campanha na Arena Sorocaba. "Tomara que não seja utilizado, pois a estrutura é como um seguro de carro, que as pessoas fazem mas ninguém quer usar", exemplificou.
O presidente do Legislativo concluiu a entrevista falando dos esforços e da esperança para superação da pandemia em Sorocaba. "Nós estamos aqui trabalhando, mostrando que é dessa forma que iremos vencer a pandemia e mostrar ao mundo que o Brasil é um time de guerreiros e que o povo brasileiro alem de solidário é responsável", finalizou.