Em entrevista à TV Câmara, a cirurgiã-dentista Tais Otsubo do grupo “Staff de Plantão” falou sobre o trabalho dos voluntários que já produziram 200 máscaras “face shields” para doação.
A TV Câmara recebeu na manhã desta segunda-feira, 27, a cirurgiã dentista Tais Otsubo, da equipe “Staff de Plantão”, que confecciona máscaras de proteção do tipo escudo facial, as chamadas “face shields”, destinadas aos profissionais da saúde que trabalham no enfrentamento do Covid-19. A entrevista foi transmitida simultaneamente pela Rádio Câmara e redes sociais do Legislativo.
Formada em odontologia pela Unesp, com especialização em endodontia pela USP, Tais explicou que inicialmente a intenção era ajudar a família e amigos. “Tenho dois médicos na família, meu pai, que trabalha em dois hospitais da cidade, e meu irmão, que trabalha em Jundiaí. Vimos que muitos hospitais ainda não possuíam essa proteção na época e foi quando surgiu a ideia”, afirmou.
Segundo a cirurgião-dentista, a lista de espera está próxima a mil unidades, que é a meta da equipe. São confeccionados dois tipos de máscaras, com suportes diferenciados, que levam 2h40 e 40 minutos para serem produzidos nas impressoras 3D. A equipe utiliza três impressoras e o custo médio é de R$ 10 por unidade, com tempo médio de 3h40 para fabricação de cada face shield.
Até o momento já foram doadas cerca de 200 máscaras. Estão sendo atendidas sete UBSs da cidade e também serão enviados equipamentos a hospitais de outros municípios, incluindo o “Hospital do Amor”, de Barretos, que chegou a ter o atendimento oncológico infantil suspenso por falta de equipamentos de proteção individuais (EPIs) .
Segundo a profissional, inicialmente o desafio foi aprender a usar a impressora e a equipe recebeu o apoio de outros grupos do país, que também estão produzindo os escudos faciais. “A ajuda e o suporte deles foi essencial para conseguirmos produzir o primeiro suporte”, ressaltou Tais.
A equipe “Staff de Plantão” é formada por voluntários, incluindo dois profissionais da área do direito, uma técnica de prótese dentária e um engenheiro que fabricam, montam, embalam e higienizam as máscaras para doação. O grupo possui uma página para arrecadar doações (http://vaka.me/985520) e também pode ser contato pelas redes sociais e pelo whatsapp (15) 99126-8898. Solicitação de pedidos de máscaras devem ser encaminhados para o e-mail: staffdeplantao@gmail.com.