Consultor esportivo intermediou a elaboração de um protocolo visando a reabertura das academias, quando houver a flexibilização da quarentena
Em entrevista à Rádio Câmara, na manhã desta terça-feira, 5, o consultor de esportes Simei Lamarca repercutiu o cenário esportivo frente à pandemia do novo coronavírus e falou sobre o impacto da pandemia no esporte mundial e local. “A cada dia a gente vai se moldando ao que o vírus apresenta”, frisou.
Simei destacou que o esporte, assim como a cultura, devido às grandes aglomerações, será uma das últimas atividades a serem retomadas. “Podemos falar em nossa realidade, o que acontecerá com Sorocaba como sede dos Jogos Regionais, como sede dos Jogos Abertos do Interior, depois de uma luta intensa com o Governo Estadual para trazer a competição para a cidade, após 64 anos?”, questionou.
O ex-atleta de futsal e ex-secretário de Esporte e Lazer de Sorocaba destacou que no cenário mundial, competições estão sendo encerradas, no Brasil equipes amadoras estão chegando ao fim, além do fechamento de escolas e academias, o que tem gerado uma intensa mobilização da categoria, ante o cenário de incertezas. “É triste a realidade, mas temos que pensar lá na frente, pensar sim em uma reabertura com segurança, quando houver a flexibilização, para que cada cadeia possa estar preparada para sua volta”, disse.
Movimento das academias - Simei Lamarca falou sobre a articulação das academias de ginástica e estúdios para a formulação de um protocolo de saúde, visando a retomada das atividades, assim que houver a flexibilização das regras de isolamento. Após ser procurado por proprietários de academias, o consultor de esportes intermediou uma reunião com cerca de 60 empresários, um representante do Conselho Regional de Educação Física (CREF), o presidente da Câmara, vereador Fernando Dini (MDB), e a comissão especial de vereadores que acompanha as ações do município no combate ao Covid-19.
Desta reunião nasceu o documento que foi protocolado na Câmara e também no Ministério Público, por orientação da comissão de vereadores. “Juntamos a documentação do CREF e o manual do Sindicato Brasileiro de Academias com as especificações de Sorocaba e foi elaborado um documento, com mais vinte anexos de outros Estados”, explicou.
Simei Lamarca ressaltou a qualidade do manual, que foi produzido por empresários e acadêmicos. “Posso dizer que foi elaborado um dos melhores documentos do Brasil, que vai servir de referência e cópia para quando for liberada a retomada, com procedimentos de segurança e prevenção”, afirmou.
Lamarca encerrou dizendo que espera que no futuro breve haja a retomada da normalidade, com a abertura gradual do comércio. “Se Sorocaba hoje está em uma posição um pouco mais confortável é porque começou antes. Que assim continue. Minha torcida é para que aquele hospital de campanha não seja inaugurado e que a curva venha a se tornar uma linha reta e possamos ter dias melhores”, finalizou.