05/05/2020 13h30
atualizado em: 05/05/2020 13h43
Facebook

A proteção integral de crianças e adolescentes durante o período de isolamento social foi tema de entrevista na TV Câmara Sorocaba realizada na manhã desta terça-feira, 5, com os coordenadores do Conselho Tutelar de Sorocaba, Andrea Biancalana (regiões Leste, Sul e Centro), Gabiele Tejon (Norte) e Tiago Motta (Oeste).

Os entrevistados explicaram que, durante a quarentena, como as crianças e adolescentes precisam ficar sempre em casa, podem ocorrer situações de violência, que podem ser físicas e psicológicas. De acordo com eles, não houve aumento no número de ocorrências desde o início do isolamento social, mas o principal canal de denúncias, que é a escola, foi perdido nesse momento. “As crianças sentem confiança na professora e nos colegas. Hoje eles estão sem esse amigo deles, então não sabemos se os casos aumentaram, porque as crianças e adolescentes estão fora da escola”, afirmou Gabiele Tejon.

Os conselheiros falaram também sobre o problema dos pancadões, que ocorrem em alguns bairros da cidade, reunindo muitos jovens que, nessas ocasiões, abusam do uso de bebidas alcoólicas e drogas. Segundo os entrevistados, a saída para que os adolescentes não se envolvam nessas situações é o núcleo familiar. “Esses problemas acontecem por falta de amor e respeito dentro de casa. A criança sempre tem um exemplo para seguir. Precisamos trabalhar isso na primeira infância para que não haja problemas no futuro”, explicou Gabiele Tejon.

Por fim, os coordenadores informaram que o Conselho Tutelar continua atendendo as famílias durante a quarentena, mas devido à pandemia o atendimento presencial na sede do órgão deve ser agendado com antecedência. O contato, em dias úteis, das 8h às 17h, é pelos telefones (15) 3235-1212 e 3235-1210. À noite e nos finais de semana eventuais denúncias devem ser feitas por meio da Guarda Civil Municipal (135). Denúncias também podem ser feitas pelo Disque Diretos Humanos (100) ou pelo aplicativo de celular “Diretos Humanos Brasil”.

A entrevista com os coordenadores do Conselho Tutelar foi transmitida ao vivo pela TV Câmara Sorocaba e pode ser revista no canal do YouTube do Legislativo (link).