19/05/2020 09h41
Facebook

O médico Ademir Watanabe disse que as próximas três semanas serão decisivas no combate à pandemia de coronavírus

O secretário municipal de Saúde, Ademir Watanabe, concedeu entrevista à Rádio Câmara (também transmitida pela TV Câmara) na manhã desta terça-feira, 19, quando falou sobre as ações que estão sendo tomadas na prevenção e combate à pandemia de coronavírus. Segundo o secretário, está chegando o momento mais crítico da pandemia e as próximas três semanas serão decisivas. “Trata-se de uma doença nova e os próprios cientistas ainda não sabem, com exatidão, qual é o comportamento do vírus”, afirmou Watanabe.

De acordo com o secretário de Saúde, o isolamento social trouxe um resultado muito positivo no início da pandemia, contribuindo para evitar um aumento acelerado dos casos. “Mas, após dois meses de isolamento, a população está ficando cansada e necessitando sair para trabalhar”, afirmou. Segundo Watanabe, desde a semana passada, houve uma maior utilização de leitos de UTI no município. 

O secretário explicou o plano de atuação do município no combate ao coronavírus, com a contratação de leitos de UTI na Santa Casa, e disse que o Hospital de Campanha deve ser entregue em breve. Também falou da preocupação da secretaria em oferecer apoio em relação à saúde mental das pessoas que estão em isolamento. Watanabe também enfatizou que a pasta, através das agentes comunitárias de saúde, no âmbito da Estratégia de Saúde da Família, prioriza ações voltadas para a população carente dos bairros.

O secretário discorreu sobre os testes que são realizados para detectar o coronavírus e reforçou a importância do isolamento social. “Sempre que possível fique em casa, mas, na emergência, se precisar sair, use sempre máscara e adote as medidas de higiene e a etiqueta respiratória. Lave sempre as mãos com sabão, ao tocar nas coisas, ou passe álcool gel. Ao chegar em casa, retire e limpe os sapatos com uma solução de água sanitária e coloque a roupa para lavar de imediato. Tomando esses cuidados, é possível evitar a contaminação”, enfatizou Watanabe.