O programa Câmara Entrevista recebeu o vereador Renan Santos (PDT) e o jornalista Esdras Pereira
O vereador Renan Santos (PDT) e o jornalista Esdras Pereira participaram do programa Câmara Entrevista na manhã desta sexta-feira, 28, para debater os impactos das notícias falsas no combate à pandemia do novo coronavírus. A entrevista foi transmitida ao vivo pela TV Câmara (Canal 31.3; Canal 4 da NET; Canal 9 da Vivo) e Rádio Câmara e poderá ser vista na íntegra no portal do Legislativo e nas suas redes sociais.
Sobre a problemática, o parlamentar ressaltou que a propagação das chamadas fake news fez com muitos minimizassem os riscos da pandemia. “As fake news têm mudado as relações na sociedade e na política. Nesse momento único, vimos como a desinformação tem sido maléfica”, afirmou. Nesse contexto, o jornalista reforçou a importância da imprensa. “Mais do que nunca a gente precisa de informação de qualidade e a responsabilidade de nós, jornalistas, é imensa”, completou.
Esdras Pereira citou o trabalho das agências de checagem, como uma ferramenta à disposição da população. “Você como cidadão deve checar nos portais de confiança e mesmo assim duvidar e buscar em mais de um veículo com credibilidade”, disse.
Renan Santos reforçou que as mídias sociais conseguiram universalizar o acesso à informação, o que é importante, mas também possibilitou a disseminação das fake news. “Como tudo na vida, você precisa analisar e checar o contraditório”, destacou. O parlamentar lembrou que no começo da pandemia, surgiram pessoas divulgando receitas caseiras para cura da covid-19, inclusive vendendo placebos.
Os entrevistados também repercutiram o inquérito das fake news no Supremo Tribunal Federal. “Considero um desafio para o Poder Público, pois há uma linha tênue para não ultrapassar o direito a liberdade de expressão. Mas, não achamos que as fake news se enquadrem nesse direito”, afirmou Renan Santos.
Polarização – Outro ponto levantado durante a entrevista, foi a polarização política e os ataques à imprensa. “Os ânimos estão tão exaltados que o trabalho da imprensa está prejudicado. É importante que as pessoas coloquem a mão na consciência e vejam como o trabalho da imprensa é importante nesse momento”, afirmou o jornalista convidado.
“A imprensa existe para contrapor os governos, para questionar. A imprensa é um quarto poder, fundamental, para garantir a transparência”, pontuou o vereador Renan Santos. O parlamentar frisou que as fake news são uma ameaça à democracia, pois estão a serviço de grandes grupos de interesse, inclusive, internacionais, podendo interferir, até mesmo no processo eleitoral.
Finalizando o debate, o vereador afirmou que, apesar das divergências de pensamentos, o que é salutar, é preciso colocar fim à polarização política e ideológica e resgatar o sentimento de pertencimento da população. “É preciso deixar as diferenças culturais e religiosas de lado e pensar que se não estivermos no mesmo barco não daremos certo como nação”, disse.
Para Esdras Pereira, o debate ainda está muito acalorado, o que, em sua opinião, dificulta esse consenso. “Mais do que nunca, a gente deve buscar essa união, independente de questões ideológicas, e só assim a gente vai conseguir construir um pais, estado e cidade melhores. Enquanto essas amarras não forem soltas, a gente vai viver essa turbulência que parece que não vai acabar nunca”, finalizou.