Como parte das ações do Legislativo sorocabano em apoio à campanha Maio Amarelo, que tem por objetivo chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito, o especialista em mobilidade urbana Renato Campestrini concedeu entrevista à Rádio Câmara na tarde desta quinta-feira, 28.
Campestrini explicou que as ações da campanha Maio Amarelo diretamente nas vias urbanas, com o tema “Perceba o risco, proteja a vida”, foram prejudicas nesse ano por conta da pandemia do coronavírus. Por esse motivo, o assunto está sendo desenvolvido nas mídias sociais e no mês de setembro – entre os dias 18 e 25, na Semana Nacional do Trânsito – o tema será retomado com ações nas ruas da cidade.
O entrevistado destacou também que, por ano, o país registra um prejuízo médio de R$ 52 bilhões devido a óbitos provocados por acidentes no trânsito. Por isso, reforçou a necessidade de atenção para o combate a esse problema. Os principais meios para isso, segundo ele, são a educação para o trânsito e rígida fiscalização. “A Espanha, por exemplo, reduziu em 60% o nível de acidentes graves, trabalhando a educação e enrijecendo a fiscalização”, apontou.
Em relação aos dados recentes, referentes ao período de isolamento social, Campestrini forneceu dados da cidade de São Paulo, em que houve aumento no mês de março um aumento de 85,7% de acidentes envolvendo motofretistas em relação ao mesmo período do ano passado. “No período da pandemia, o que mais ouvimos são reclamações de excesso de velocidade e ultrapassagens no sinal vermelho, porque as vias estão vazias, então a pessoa pensa que não tem problema”, explicou.
Outro ponto destacado pelo especialista é o problema do uso de celular ao volante, que segundo ele é tão perigoso quanto dirigir embriagado. “À luz do código de transito brasileiro, o uso do celular é infração esteja o veículo parado ou em movimento”, acrescentou. Por fim, Campestrini afirmou que após o fim da quarentena as ações de mobilidade urbana precisam se concentrar nos ciclistas e pedestres, pois, em sua opinião, há a tendência de que as pessoas migrem para esse tipo de transporte.
A entrevista com Renato Campestrini foi transmitida ao vivo simultaneamente pela Rádio, TV Câmara e pelas mídias sociais do Legislativo. O vídeo pode ser assistido na página do Facebook da Câmara Municipal, pelo link https://www.facebook.com/camarasorocaba/videos/253941152709815/.