05/06/2020 12h20
Facebook

Na entrevista à TV Câmara, o vereador também falou sobre as ações de seu mandato parlamentar

O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado anualmente no dia 5 de junho, foi o tema da entrevista que o vereador João Donizeti Silvestre (PSDB), presidente da Comissão do Meio Ambiente e de Proteção e Defesa dos Animais, concedeu à TV Câmara, na manhã desta sexta-feira, 5, quando também falou de suas atividades parlamentares, do trabalho da referida comissão e do combate à pandemia de coronavírus. “É um momento único na história da humanidade, da cidade e do país”, disse.

O vereador elogiou a conduta do poder público municipal, tanto Executivo quanto Legislativo, no combate à pandemia e conclamou a população a manter as medidas de higiene e o isolamento social. Em memória das 56 vítimas do Covid-19 em Sorocaba e dos profissionais de saúde que atuam no combate à doença, João Donizeti participou do plantio de 56 árvores numa área ao lado do Hospital de Campanha promovido pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente. 

O parlamentar afirmou que, nesse momento de pico da doença, é fundamental manter o isolamento social, na medida do possível, e defendeu a necessidade de prudência quanto ao retorno das aulas, dizendo concordar com a posição das autoridades da área de que é preciso esperar mais um pouco. “Esse é um problema mundial, que nem mesmo os países de primeiro mundo, com uma economia riquíssima, estão conseguindo enfrentar”, afirmou João Donizeti, ressaltando as incertezas da própria ciência, que, conforme lembrou, ainda não chegou, por exemplo, a um consenso em relação ao uso da hidroxicloroquina no combate ao Covid-19.

Revisão de conceitos – Para João Donizeti, a pandemia suscita questões profundas. “Essa pandemia coloca a questão de que a humanidade precisa rever seus hábitos sociais e culturais”. Além disso, o vereador também se mostra preocupado com a questão social, como o desemprego motivo pelo isolamento social, que reduz a atividade econômica de muitos setores. “Entretanto, como o Brasil já enfrentou muitos problemas econômicos, esperamos que, mais uma vez, prevaleça a criatividade para enfrentar essa crise”, afirma.

O vereador destacou que o Legislativo sorocabano, em nenhum momento deixou de trabalhar durante a pandemia, resguardadas todas as medidas de higiene. “Eu e meus assessores não paramos de trabalhar nesse período, porque a cidade, devido ao processo de cassação do prefeito e à própria crise econômica, já estava travada antes mesmo da pandemia”, afirmou, acrescentando que, devido a esses problemas, ele e sua equipe, “para recuperar o tempo perdido”, precisaram intensificar algumas ações, mesmo no período de pandemia, tomando os devidos cuidados.

João Donizeti citou como exemplo uma emenda parlamentar da deputada estadual Maria Lúcia Amary (PSDB) visando à iluminação pública da Avenida Paraná, no Cajuru, que, após a duplicação, ficou com vários braços de iluminação desativados. “Quase perdemos essa emenda em função da burocracia e tivemos que trabalhar bastante para evitar isso”, afirmou o vereador, destacando outras ações de seu mandato, tanto nos bairros quanto na própria Câmara, inclusive nos questionamentos aos secretários municipais, entre eles o de Cidadania, quando à assistência às famílias mais necessitadas.

Meio ambiente – Como presidente da Comissão de Meio Ambiente, João Donizeti Silvestre disse que, nesse período de isolamento social, foi possível constatar o quanto o ser humano depreda o meio ambiente, uma vez que o ar ficou menos poluído e, em diversos países, animais silvestres invadiram as áreas urbanas. “Precisamos repensar se compensa viver nesse ritmo desenfreado de consumo”, afirmou, observando que é preciso discutir o próprio hábito de ingerir proteína animal. “Hoje se discute uma sociedade menos antropocêntrica e mais biocêntrica, em que todas as vidas, e não só as vidas humanas, têm valor”, enfatizou, lembrando que os outros animais também sentem.

Mesmo enfatizando que não é seu intuito polemizar a recrudescer o clima de conflito político que impera no país, o vereador criticou a conduta do governo federal em relação ao meio ambiente. “Não está havendo a devida valorização do meio ambiente por parte do governo federal. Ele tem a obrigação de cuidar desse enorme patrimônio natural do país. Não podemos deixar que os grupos econômicos avancem sobre os nossos biomas”, disse. “É um momento difícil para o meio ambiente no Brasil, mas creio que esse momento de prova vai nos tornar mais conscientes”, enfatizou.

Respondendo à indagação de um ouvinte, João Donizeti disse ser contrário à construção da marginal direita do Rio Sorocaba e defendeu a melhoria do transporte público, afirmando que, sem repensar o uso de veículos particulares, não haverá viaduto que resolva o problema do transporte. O parlamentar observou, ainda, que as obras viárias dependem de muito recursos, que o município não tem, necessitando de recursos externos. “Temos que pensar uma nova logística viária que não prejudique mais as margens dos rios e mananciais. Marginal em beira de rio é um conceito ultrapassado, econômica e ambientalmente inviável”, enfatizou, colocando-se à disposição do munícipe para debater com mais profundidade o assunto. 

A entrevista foi transmitida ao vivo pela TV Câmara (Canal 31.3; Canal 4 da NET; e Canal 9 da Vivo) e ficará disponível nas redes sociais da Casa.