08/06/2020 12h29
Facebook

Dando sequência à série de entrevistas com os parlamentares, o vereador Péricles Régis (MDB) foi o convidado da Rádio Câmara na manhã desta segunda-feira, 8, quando falou sobre temas como a função do vereador e a importância de a sociedade acompanhar a política.

O vereador destacou que tem trabalhado intensamente durante essa quarentena, pois “muita gente tem o vereador como referência e busca o parlamentar para sanar dúvidas”. Também criticou o mau uso político dessa situação, por parte de alguns políticos. “Infelizmente, mesmo em meio da pandemia, tem gente que usa do caos para favorecer sua própria imagem. Lembrando que estamos em um ano eleitoral e estamos combatendo isso com informação”, afirmou. 

Régis também fez questão de frisar que a pandemia continua, apesar da flexibilização do comércio, e cobrou responsabilidade da população, para que faça sua parte. “Parece que o povo não entendeu. É triste. Todo mundo quer uma normalidade, o mais rápido possível, mas a população tem que se fiscalizar”, disse, citando o grande movimento na região central no último final de semana.

Fake News – Com atuação contundente no combate às notícias falsas, o vereador Péricles Régis comentou as ações do seu mandato nessa direção. “Vejo que a fake news é a nova forma de corrupção na política. As pessoas acabam votando em um candidato com base em mentiras”, frisou. 

O parlamentar também trabalha na divulgação das funções dos parlamentares, esclarecendo a população sobre o que cabe a cada poder (Executivo e Legislativo). “Meu trabalho é para informar. Quero que as pessoas tenham autonomia para julgar o que é mentira. Fazer a pessoa pensar sozinha. Ninguém pode ser dependente de político. Estamos aqui para cumprir nosso papel com excelência”, completou.

Membro da Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e Parcerias da Casa, Péricles Régis também falou sobre as peças orçamentárias, a importância de que a população compreenda cada uma delas e o papel dos vereadores na discussão, alteração e aprovação dessas leis que regem o orçamento (PPA, LDO e LOA). 

Papel dos vereadores – O parlamentar também criticou o que classificou como “charlatanismo eleitoral” e ressaltou que a função do político é trabalhar para o público em geral e não para redutos, visando ainda a continuidade das políticas para além dos mandatos. “Um plano de Governo tem que ter esta percepção, para dar continuidade”, afirmou. 

Comentou ainda a função fiscalizatória do vereador, ressaltando que durante a pandemia, com a suspensão das sessões, os parlamentares perderam ferramentas legais como os requerimentos. “Devido a necessidade, enviamos ofícios, mas só usei porque era um momento excepcional. Também continuamos acompanhando os atos oficias”, explicou. O parlamentar também disse que a fiscalização deve ser eficiente e não midiática. “Nosso trabalho é antever para que o dinheiro público seja bem empregado”, reforçou.

Finalizando sua participação, o vereador, responsável pela descentralização do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), lembrou que o atendimento remoto do órgão foi mantido durante a pandemia e que as vagas continuaram a ser divulgadas (conforme previsto em lei de sua autoria). Disse ainda que o posto central reativou o atendimento presencial. “Gradativamente estamos conseguindo voltar à normalidade. O PAT voltou o atendimento presencial, mas continua ainda com o telefônico e por e-mail”, encerrou.

A entrevista foi transmitida ao vivo pela Rádio e TV Câmara (Canal 31.3; Canal 4 da NET; e Canal 9 da Vivo) e ficará disponível nas redes sociais da Casa.