A relação entre o meio ambiente e a pandemia do coronavírus foi tema de entrevista realizada pela TV Câmara na tarde desta segunda-feira, 8, com os professores Welber Senteio Smith e Vidal Dias Mota Junior, especialistas em ciências biológicas e meio ambiente.
Os entrevistados relataram trabalhos recentes que demonstram uma recuperação da fauna e da flora, em nível mundial, durante a quarentena, ocupando espaços desocupados pelas pessoas. “Devemos repensar muitas coisas quanto ao consumo, ao uso de recursos naturais e a relação com a fauna”, afirmou Welber Smith.
“A pandemia colocou um sinal vermelho para todo mundo sobre a raiz do problema que parou a economia mundial, parou o mundo. Isso está relacionado à forma como nos relacionamos com o ambiente e essa busca incessante pelo crescimento. Essa é uma oportunidade de rever o modelo de crescimento e quem sabe partir para um desenvolvimento equitativo, que não degrade o meio ambiente”, argumentou Vidal Junior.
Os professores destacaram também a importância de tratar regionalmente os temas ambientais em defesa da preservação. “Temos que olhar o meio ambiente na questão da exploração racional. No estado de São Paulo, temos a maior reserva de mata atlântica do Brasil, mas estamos numa discussão agora de redução das áreas. Em vez de pensar em conservar, melhorar condições sociais das pessoas, explorar de maneira sustentável, tem discussão para diminuir a área”, alertou Smith.
Vidal Junior salientou a posição de destaque de Sorocaba nesse contexto e os êxitos locais. “Nossa cidade tem uma conquista extraordinária que é a despoluição do Rio Sorocaba. Isso é um passo gigante, poucas cidades no país podem oferecer isso para a população. Isso deixa de expor as pessoas a um conjunto enorme de doenças que iria sobrecarregar o sistema de saúde, além de que deixaríamos de investir em outras áreas para tratar de verminoses provocadas por contaminação hídrica”, afirmou.
Ao fim do programa, o professor Welber Smith estimulou a reflexão das pessoas e as convidou para, após a quarentena, contemplar a natureza, o Rio Sorocaba e os diversos parques da cidade para se sensibilizarem e se engajarem no tema ambiental.
A entrevista foi transmitida ao vivo pela TV e pela Rádio Câmara, assim como pelas redes sociais da Casa de Leis. O vídeo pode ser revisto na página do Facebook do Legislativo através do link https://www.facebook.com/camarasorocaba/videos/2610903205841526/.