O Secretário de Esportes, Luiz Fernando Della Rosa, participou na tarde desta segunda-feira, 8, do programa Panorama Esportivo, transmitido ao vivo pela Rádio Câmara, cujo tema foi a situação do esporte na cidade e as perspectivas de retomada das atividades em meio à pandemia do novo coronavírus.
Della Rosa contou que, assim como em todo o Brasil, as atividades esportivas foram totalmente interrompidas em Sorocaba e a retomada depende de definições de entidades como o Comitê Olímpico Internacional (COI), o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e federações esportivas. “O pensamento é único de retornar os esportes com segurança. É importante para a população sair, relaxar, pode assistir um jogo. O desafio é fazer de forma segura, porque preservar vidas é o mais importante para todos nós dirigentes”.
Segundo o secretário, as competições de futebol Taça Cidade e Taça Tropeiros não serão realizadas esse ano, atendendo a pedido feito pelos clubes mediante abaixo-assinado. Já os campeonatos que haviam sido iniciados, como o Cruzeirão e a Taça Machester (quarta divisão) poderão eventualmente ser concluídas, a depender das diretrizes dos órgãos competentes citados anteriormente.
Della Rosa contou também que o plano é realizar os Jogos Regionais nos meses de setembro e outubro, e os Jogos Abertos em dezembro. Segundo ele, essas competições terão de funcionar de maneira diferente do habitual, a fim de evitar aglomerações.
Quanto ao cenário esportivo mundial, a opinião do secretário é de que o maior prejuízo pode ser uma eventual não realização das Olimpíadas no ano que vem. “Pelo que temos acompanhado, se não tiver uma vacina testada e liberada para uso, não vai haver. Então prejuízo será muito maior”, afirmou.
A entrevista com Luiz Fernando Della Rosa pode ser assistida na página do Facebook da Câmara Municipal: https://www.facebook.com/camarasorocaba/videos/300872780947321/.