Em alusão ao Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado no próximo dia 14, a Câmara Municipal de Sorocaba adere neste mês à campanha Junho Vermelho, de incentivo à doação de sangue. Durante todo o mês, os veículos de comunicação e redes sociais do Legislativo receberão o laço vermelho e informações sobre doação de sangue.
Por determinação do presidente Fernando Dini (MDB), todos meios de comunicação da Casa estão engajados na promoção da campanha. Especialistas da área deverão ser ouvidos pela rádio e TV Câmara durante o decorrer do mês de junho.
A ideia é incentivar novos doadores, principalmente nesse momento de pandemia. Para se tornar um doador é necessário apresentar bom estado de saúde, pesar mais de 50 quilos, e ter entre 16 e 60 anos, 11 meses e 29 dias - para os menores de 18 anos, é preciso autorização dos pais.
Os interessados em doar sangue devem comparecer ao hemonúcleo, que fica na avenida Comendador Pereira Inácio, nº 564 (entrada para o hospital Leonor Mendes de Barros), de segunda a sábado, das 7h30 às 12h30, levando um documento oficial com foto.
Doação na pandemia – Os estoques de sangue precisam ser mantidos durante a pandemia do Covid-19. Em entrevista à TV Câmara Sorocaba, no mês de abril, o gerente médico da Colsan (Associação Beneficente de Coleta de Sangue) dr. Frederico Brandão, explicou que o banco de sangue segue funcionando dentro das orientações e regras de distanciamento, para não colocar colaboradores e doadores em risco.
Na ocasião, Brandão informou que cerca de 65% das doações são realizadas por pessoas que fazem com frequência, os chamados doadores de repetição. A campanha “Junho Vermelho” busca melhorar esse cenário e incentivar novos doadores.