O programa Conexão Rádio Câmara recebeu na manhã desta terça-feira, 16, Fernanda Alberto, fundadora do programa “Sopão do Bem”. Criado há seis anos, a iniciativa atende, semanalmente, 330 pessoas em situação de rua, idosos e dependentes químicos com a doação de alimentação, roupas e remédios.
A idealizadora explica que se trata de um programa completo de assistência a essas pessoas, incluindo até internação em clínicas de reabilitação. “É um trabalho amplo. A alimentação é nossa porta de entrada. É um assistencialismo do começo ao fim”, afirmou. O trabalho é desenvolvido por meio de parcerias e voluntários da linha de frente, responsáveis pela produção e distribuição, e indiretos, que são os doadores.
De acordo com a fundadora, devido à pandemia do novo coronavírus, o trabalho regular do Sopão do Bem foi suspenso. Fernanda Alberto explicou que, logo no início da pandemia, quando ainda não havia casos na cidade, foi firmada uma parceria com o Clube do Idoso, com intermediação do vereador Fausto Peres (Podemos), para atendimento das pessoas assistidas pelo projeto. Também foram ampliadas as vagas do SOS e uma casa de suporte acolhe as pessoas com suspeita da doença.
Sobre seu envolvimento com o projeto Sopão do Bem, nascido por uma motivação familiar, Fernanda afirmou que se trata de um misto de sentimentos. “Gratidão em poder retribuir o que a vida nos deu e a oportunidade de poder resgatar vidas e devolver para a sociedade de maneira digna e produtiva”, afirmou. “A gente trabalha com amor e oportunidade. É nosso dever resgatar aquele que manifesta o desejo da recuperação”, concluiu, lembrando que Sorocaba possui 915 pessoas em situação de rua. Interessados em contribuir com o projeto podem entrar em contato por meio das redes sociais do grupo.