Para o parlamentar, a estrutura do novo hospital poderia ser utilizada pela Santa Casa após a pandemia
O vereador Vitão do Cachorrão (Republicanos), fez uso da tribuna da Câmara Municipal durante a sessão ordinária desta quarta-feira, 17, quando defendeu a realização de testes rápidos para o coronavírus em Sorocaba, além da distribuição de máscaras e álcool gel nas periferias. O vereador também defendeu a instalação de um novo Hospital de Campanha na cidade, diante do crescimento dos casos de Covid-19.
Vitão do Cachorrão observou que os leitos e Unidades de Terapia Intensiva (UTI) já estão operando com sua capacidade máxima no município e observou que o próprio Hospital de Campanha da Arena Multiuso já está atendendo no limite de seus 40 leitos instalados. Para o parlamentar, o Hospital de Campanha de São Paulo, gerenciado pelo Hospital Albert Einstein, aparenta ter melhor custo-benefício do que o Hospital de Campanha de Sorocaba.
Novo equipamento – Em face dos aumentos de casos no município, Vitão do Cachorrão cobra o aumento da capacidade de atendimento do Hospital de Campanha da Arena Multiuso, que é de 80 leitos. “Se o município recebeu dinheiro do Estado e da União para instalar 80 leitos, então que esses leitos sejam instalados já”, afirma.
O parlamentar também defende a instalação de um novo equipamento do gênero na cidade. “Temos que pensar na possível instalação de um Hospital de Campanha no estacionamento da Santa Casa”, afirma Vitão do Cachorrão, acrescentando que a instalação do novo hospital possibilitaria que sua estrutura fosse utilizada pela própria Santa Casa depois de passada a pandemia.
Vitão do Cachorrão – que contou com aparte favorável do vereador Rodrigo Manga, seu colega de Republicanos – também enfatizou a necessidade de garantir equipamentos de proteção individual (EPI) para os profissionais de saúde e a realização de testes rápidos em Sorocaba. O vereador defendeu, ainda, que sejam realizadas mais barreiras sanitárias no município, a exemplo da que foi realizada por ocasião do feriado prolongado da Capital.