A denúncia recebida pela vereadora foi encaminhada por um grupo de funcionários do Conjunto Hospitalar
A vereadora Iara Bernardi (PT) recebeu denúncia anônima de um grupo de funcionários do Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS) contra a falta de fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPI). O sindicato da categoria referenda as denúncias.
A vereadora está encaminhando representação para o Ministério Público; Ministério Público do Trabalho; Comissão Permanente de Saúde da Câmara de Sorocaba; Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo; Departamento Regional de Saúde de Sorocaba (DRS XVI); e Comissão Externa de Ações Contra o Coronavírus da Câmara.
“É um quadro absurdo, com funcionários da linha de frente do combate ao Covid-19 sendo expostos a condições inadequadas de trabalho, com altíssimo risco de contaminação”, diz Iara. Na Câmara Federal, o documento será encaminhado ao deputado Alexandre Padilha (PT), e na Assembleia Legislativa, para a deputada professora Bebel (PT).
Segundo Iara, há relatos sobre o descumprimento da Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho NR6, para a realização de procedimentos médico-ambulatoriais sem a utilização dos devidos EPI’s.
“Ressalta-se que a Norma Regulamentadora NR6 classifica como Equipamento de Proteção Individual (EPI) todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho”, finaliza Iara.
(Assessoria de Imprensa – Vereadora Iara Bernardi/PT)