16/07/2020 10h26
Facebook

Em seu balanço semanal, transmitido na manhã desta quinta-feira, 16, pela TV e Rádio Câmara, além das redes sociais do Legislativo, o presidente Fernando Dini (MDB) falou sobre o avanço dos casos do coronavírus na cidade, mas também sobre importantes conquistas como a renovação do contrato da UPA do Éden e ampliação das vagas para ambulantes.

No início da entrevista, Dini comentou a evolução da Covid-19 em Sorocaba e a lotação de leitos de UTI, situação classificada como dramática pelo presidente, que clamou para que a população cumpra o isolamento social e a não aglomeração. “Sair de casa só quando necessário, ir apenas um ente da família quando precisar de um comércio essencial e manter os costumes de higiene para termos condições de superar tudo isso”, ressaltou.

Além dos cuidados essenciais para evitar o agravamento do cenário, Dini destacou que a Câmara está atenta ao tratamento integral da população. “Estamos lutando no combate à propagação da Covid-19, mas também pelas pessoas que precisam de leitos de UTI e pela humanização do tratamento, considerando não somente os contaminados, mas também as famílias afetadas e aqueles que estão em tratamento domiciliar, para que todos possam se recuperar com menos sofrimento”, afirmou. 

Informalidade – O presidente Fernando Dini comemorou o anúncio de ampliação das vagas para ambulantes, das atuais 120 vagas, para mais de 300 nos próximos dias. O presidente recebeu a informação diretamente do secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Fernando Oliveira. Dini ressaltou que a regularização dos informais, além da questão da documentação e da segurança jurídica, traz diversos benefícios aos ambulantes como acesso a crédito e cursos profissionais. 

“Estamos lutando há semanas por essa regulamentação. Sabemos que as pessoas que estão sendo demitidas estão investindo seus fundos de garantia e economias na informalidade, mas sem a certeza que estão de acordo com os preceitos legais. Então esta é uma grande saída para que as pessoas que perderam seus empregos possam trabalhar tranquilamente”, afirmou.

O presidente também está propondo que as feiras livres adotem o comércio por drive thru. “Estamos nos reinventando. Os feirantes já sinalizaram que vai dar certo”, salientou. Outra medida cobrada pelo parlamentar ao Executivo é a disponibilização de lixeiras específicas para o descarte de máscaras em locais de grande fluxo, como os terminais de ônibus. 

Saúde – O presidente também comentou a renovação do contrato de gestão da Unidade de Pronto-Atendimento do Éden (UPA do Éden), firmado entre a Prefeitura e o BOS (Banco de Olhos de Sorocaba). Dini falou sobre a importância da unidade, que atende mais de 300 pessoas por dia, para a comunidade do bairro.  

“São pessoas que estão totalmente distantes do centro da cidade e do nosso polo de saúde. Como a gente poderia desativar uma unidade que funciona muito bem? É incabível”, ressaltou. O presidente disse que irá lutar agora pelo atendimento odontológico na unidade. 

Encerrando a entrevista, o presidente Fernando Dini falou sobre a programação em comemoração aos 30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), promovida durante toda esta semana pela Escola do Legislativo em parceria com o Ministério Público do Trabalho, o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região e o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente.

O presidente destacou o empenho da Escola do Legislativo em promover ações de cidadania e ressaltou a importância do projeto, que reúne diversas personalidades e autoridades para debater problemas graves como o trabalho infantil e a falta de políticas públicas eficientes para as crianças e adolescentes. “Existe trabalho infantil escravo bem próximo a nós, aqui em Sorocaba. Não podemos mais admitir que o Poder Público não resgate essas crianças que acabam adotadas pela criminalidade”, concluiu.