Neste mês, a Câmara Municipal de Sorocaba adere à campanha mundial de conscientização a respeito de doenças masculinas “Novembro Azul”, com ênfase na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. Durante o período, a campanha será abordada nos canais de comunicação da Casa (Rádio, site e redes sociais).
O movimento “Novembro Azul” teve origem em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina.
No Brasil, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é o tumor mais frequente no sexo masculino, ficando atrás apenas dos tumores de pele, e o sexto tipo mais comum no mundo. A estimativa é de que, por ano, 69 mil novos casos sejam diagnosticados, um caso a cada 7,6 minutos.
A doença pode demorar a se manifestar, exigindo exames preventivos constantes para não ser descoberta em estágio avançado e potencialmente fatal. A recomendação é que homens a partir de 50 anos procurem um urologista para realizar os exames preventivos anualmente. Indivíduos com história familiar de câncer de próstata, da raça negra, sedentários e obesos devem iniciar a prevenção a partir dos 45 anos, pois possuem maior risco de desenvolver a doença.
Quando diagnosticada precocemente as chances de cura da doença são de, aproximadamente, 90%.