Observação: este site inclui um sistema de assistência à acessibilidade. Aperte Control-F11 para ajustar o site aos deficientes visuais que utilizam um leitor de tela; Aperte Control-F10 para abrir um menu de acessibilidade.
15/12/2020 12h14
Facebook

Em entrevista à TV Câmara, vereador Fernando Dini elencou projetos implantados no biênio 2019-2020 e as ações de enfrentamento à pandemia 

O presidente da Câmara, vereador Fernando Dini (MDB) apresentou um resumo das ações do Legislativo ao longo de seu atual mandato à frente da Mesa Diretora, no biênio 2019-2020. Em entrevista à TV Câmara na manhã desta terça-feira, 15, o parlamentar reforçou que a Casa se tornou mais próxima da população e acessível a todos. Dini fez ainda um balanço desse ano atípico, devido à pandemia do novo coronavírus, elencando as ações adotadas no enfrentamento à doença. 

O presidente ressaltou o trabalho independente do Legislativo sorocabano e de todos seus parlamentares, além do empenho dos servidores da Casa. “Tenho certeza que fizemos tudo que podíamos, sempre pensando no melhor para a nossa cidade e para o cidadão”, afirmou.

Destacou ainda que o Poder Legislativo não se furtou de participar de todos os momentos difíceis enfrentados pelo Município recentemente. “ O Legislativo sempre esteve atento, principalmente aos cidadãos que mais precisam. Fiscalizamos o Executivo, apresentamos leis, enfrentamos uma pandemia e momentos duros de nossa política, sempre fortes e participando ativamente de todos os acontecimentos”, disse. 

Economia e devolução de recursos - Nos últimos dois anos, adequações de contratos (na ordem de 25% apenas neste ano), cortes de gastos (com redução de 72% nos processos de licitação e 45% nos demais) e gestão eficiente de recursos levaram a uma economia de R$ 28,7 milhões, devolvidos integralmente aos cofres públicos para que fossem investidos, principalmente, em Saúde. Houve ainda uma devolução emergencial de R$ 1 milhão à prefeitura para o combate a Covid-19.

Ainda devido à pandemia, segundo o presidente, a Câmara precisou se adequar para trabalhar com uma equipe reduzida sem, contudo, afetar seu funcionamento. “Buscamos aprimorar nosso trabalho para que a prestação do serviço não fosse prejudicada. Em 2019 implantamos o Plano Diretor de Tecnologia da Informação que foi essencial para a realização das sessões online durante a pandemia, quando tivemos pouquíssimos problemas técnicos”, afirmou. 

Infraestrutura e acessibilidade – Durante sua gestão, o prédio do Legislativo passou por diversas adequações para melhor atender à população. Houve a troca da cobertura, realizadas sem custos, pondo fim as goteiras, além da pintura interna e externa e instalação de medidas de segurança. 

Com a implantação do projeto de acessibilidade, foram realizadas correções nos degraus e instalação de sinalização adequada para pessoas com deficiência. “Possuímos hoje uma estrutura modernizada, cem por cento acessível a cadeirantes, deficientes visuais e pessoas com as demais deficiências. Todos são acolhidos de maneira igual no Legislativo”, frisou. 

Fernando Dini falou ainda sobre o programa “Câmara Verde”, que criou pontos de coleta de óleo vegetal, em parceria com a Coeso, de pilhas e baterias e tampinhas plásticas, além dos planos de acabar em breve com o uso de papel na Casa. 

Comunicação e Escola do Legislativo – O presidente do Legislativo falou ainda do empenho dos vereadores e de toda a equipe de comunicação da Casa para levar informação de qualidade à população durante a pandemia.Desde 19 de março foram contabilizados mais de 300 programas veiculados pela imprensa oficial com especialistas e convidados. “Mesmo no pior momento da pandemia estivemos aqui a postos, cumprindo todos os protocolos sanitários, mostrando que a TV Câmara tem um importante papel colaborativo e cidadão”, afirmou. 

Outro marco lembrado pelo presidente foi a primeira transmissão ao vivo fora do prédio do Legislativo, quando foi ao ar a sessão solene em homenagem aos 90 anos da Escola Estadual Júlio Prestes de Albuquerque, conhecida como o Estadão, em abril de 2019.

Por fim, o presidente ressaltou o importante trabalho desenvolvido pela Escola do Legislativo nos últimos anos, incluindo campanhas de arrecadação de leite e roupas e de doação de sangue durante a pandemia. Também nesse período foi firmada uma parceria com a Secretaria de Educação para veiculação, por meio da TV Câmara, de conteúdo educacional aos alunos da rede municipal de ensino. “Foi uma parceria muito importante que levou conteúdo diário, com informações complementares, a essas crianças no momento em que estavam longe da sala de aula, mantendo o vínculo delas com a escola”, ressaltou. 

Dini citou ainda o 1º Falação Jovem, simpósio virtual que reuniu estudantes de diversas escolas da cidade para debater e fomentar ideias em temas como cultura, lazer, esporte, educação, primeiro emprego e meio ambiente. “Eventos como esse tiram o Legislativo de sua bolha e o apresentam à sociedade”, concluiu.




Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.