Vereadores foram empossados na manhã desta sexta-feira, 1° de janeiro. Também tomaram posse o prefeito Rodrigo Manga e o vice Fernando Martins.
Os vinte vereadores eleitos para a 18ª Legislatura (2021-2024) da Câmara Municipal de Sorocaba tomaram posse na manhã desta sexta-feira, 1° de janeiro. A cerimônia ocorreu presencialmente no plenário da Casa de Leis, mas devido ao decreto estadual colocando os municípios paulistas na fase vermelha do Plano São Paulo, não foi permitida a presença de convidados.
Vitão do Cachorrão (Republicanos), vereador mais votado no último pleito, com 7.754 votos, foi chamado a presidir a posse dos parlamentares e a eleição da Mesa Diretora. O vereador Fausto Peres (Podemos) foi convidado para secretariar os trabalhos. Conforme prevê a Lei Orgânica do Município e o Regimento Interno da Casa, os parlamentares eleitos entregaram suas declarações de bens e de desincompatibilização, assinaram a lista de presença e pronunciaram o juramento, juntamente com a vereadora Iara Bernardi (PT), que leu o compromisso na tribuna. O presidente da sessão declarou instalada a 18ª Legislatura e os vereadores empossados.
Integram a nova legislatura, que vai até 31 de dezembro de 2024, os vereadores Vitão do Cachorrão (Republicanos), Iara Bernardi (PT), Péricles Régis (MDB), Fernando Dini (MDB), Fernanda Garcia (PSOL), Cristiano Passos (Republicanos), João Donizeti (PSDB), Silvano Jr. (Republicanos), Fábio Simoa (Republicanos), Hélio Brasileiro (PSDB), Luis Santos (Republicanos), Fausto Peres (Podemos), Vinícius Aith (PRTB), Francisco França (PT), Rodrigo do Treviso (PSL), Ítalo Moreira (PSC), Dylan Dantas (PSC), Cícero João (PTB), Salatiel Hergesel (PDT) e Cláudio Sorocaba I (PL).
Presidente eleito – Após a posse dos vereadores, Cláudio Sorocaba I foi eleito presidente da Casa com 13 votos. Além dele, a Mesa Diretora será composta pelos seguintes parlamentares: Luis Santos (Republicanos), 1° vice-presidente; Fausto Peres (Podemos), 2° vice-presidente; Cícero João (PTB), 3° vice-presidente; Fábio Simoa (Republicanos), 1° secretário; João Donizeti (PSDB), 2° secretário; e Silvano Jr. (Republicanos), 3° secretário.
Em seu discurso, o presidente eleito prestou seus agradecimentos, em especial à sua família, aos demais vereadores e aos eleitores sorocabanos, e enfatizou a importância do Legislativo. “Queremos o melhor para Sorocaba. Não podemos deixar a cidade parada por quatro anos como ficou agora. Vamos fiscalizar o Executivo e apresentar projetos de lei voltados para as pessoas que mais precisam”, afirmou. Cláudio Sorocaba I exerceu interinamente a presidência da Câmara em abril de 2010 e foi presidente eleito do Legislativo nos anos de 2014 e 2015.
Também candidatos à presidência da Câmara, Iara Bernardi (PT) recebeu quatro votos e Péricles Régis (MDB) teve três votos.
Posse do prefeito – Na sequência da cerimônia, o prefeito eleito Rodrigo Manga (Republicanos) e o vice-prefeito Fernando Martins (PSD) entregaram suas respectivas declarações de bens e prestaram o juramento de posse. Em seguida foi oficializada a transmissão do cargo por parte da prefeita Jaqueline Coutinho (PSL), que utilizou a tribuna para destacar atos de seu mandato, relembrando as dificuldades impostas pela pandemia do coronavírus.
O vice-prefeito Fernando Martins fez uso da palavra para destacar a importância da harmonia em prol do município. “Entendemos que a Câmara e a prefeitura de Sorocaba podem somar cada vez mais, esquecendo as vaidades, esquecendo as coisas pessoais, e trate única e exclusivamente da cidade, do bem do povo”.
Por fim, o prefeito Rodrigo Manga fez um discurso de agradecimento, cumprimentando nominalmente cada vereador e demais autoridades presentes na cerimônia. Em seguida, falou sobre suas expectativas e planos de seu mandato. “É o início hoje de uma grande caminhada que só terminará em quatro anos. Não chego sozinho, mas cercado de apoio e amor de nossa família, além do suporte e trabalho de toda uma equipe que compartilhou com nós um propósito que nasceu no coração de Deus. Vamos juntos trabalhar por uma Sorocaba maior e melhor”.
Comissões permanentes da Câmara Municipal – A 18ª Legislatura terá 18 comissões permanentes, com as seguintes composições:
Comissão de Justiça: Luis Santos, presidente; Cristiano Passos e João Donizeti, membros.
Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e Parcerias: Ítalo Moreira, presidente; Vitão do Cachorrão e Cristiano Passos, membros.
Comissão de Obras, Transportes e Serviços Públicos: Silvano Jr., presidente; Fausto Peres e Francisco França, membros.
Comissão de Educação e Pessoa Idosa: Dylan Dantas, presidente; Vinícius Aith e Salatiel Hergesel, membros.
Comissão de Cultura e Esportes: Fausto Peres, presidente; Silvano Jr. e Fábio Simoa, membros.
Comissão de Cidadania, Direitos Humanos, Defesa do Consumidor e Discriminação Racial: Cristiano Passos, presidente; Dylan Dantas e Fernanda Garcia, membros.
Comissão de Ciência e Tecnologia: Salatiel Hergesel, presidente; Silvano Jr. e Rodrigo do Treviso, membros.
Comissão de Segurança Pública: Francisco França, presidente; Dylan Dantas e Cícero João, membros.
Comissão de Acessibilidade e Mobilidade: Cícero João, presidente; Luis Santos e Francisco França, membros.
Comissão de Agricultura e Abastecimento e Nutrição: Rodrigo do Treviso, presidente; Cícero João e João Donizeti, membros.
Comissão de Empreendedorismo, Trabalho, Capacitação e Geração de Renda: Vinícius Aith, presidente; Ítalo Moreira e Rodrigo do Treviso, membros.
Comissão de Habitação e Regularização Fundiária: Fábio Simoa, presidente; Vitão do Cachorrão e Iara Bernardi, membros.
Comissão de Meio Ambiente e de Proteção e Defesa dos Animais: João Donizeti, presidente; Fausto Peres e Iara Bernardi, membros.
Comissão de Saúde Pública: Vitão do Cachorrão, presidente; Fabio Simoa e Fernanda Garcia, membros.
Comissão de Turismo: Iara Bernardi, presidente; Ítalo Moreira e Luis Santos, membros.
Comissão dos Direitos da Criança, Adolescente e Juventude: Fernanda Garcia, presidente; Vinicius Aith e Salatiel Hergesel, membros.
Comissão de Redação: é formada pelos três secretários da Mesa Diretora, sendo eles Fábio Simoa (1° secretário), presidente; João Donizeti (2° secretário) e Silvano Jr. (3° secretário), membros.
Comissão de Ética e Decoro Parlamentar: Regimentalmente, a comissão é formada pelos líderes dos partidos com representatividade na Câmara, sendo que foram indicados pelas bancadas Fernando Dini (MDB), Salatiel Hergesel (PDT), Claudio Sorocaba 1 (PL), Fausto Peres (Podemos), Vinícius Aith (PRTB), Dylan Dantas (PSC), Dr. Hélio Brasileiro (PSDB), Rodrigo do Treviso (PSL), Fernanda Garcia (Psol) Iara Bernardi (PT), Cícero João (PTB) e Cristiano Passos (Republicanos).
Liderança – Para a legislatura atual, o prefeito Rodrigo Manga indicou como liderança do governo na Câmara Municipal o vereador João Donizeti (PSDB), e o vereador Luis Santos (Republicanos) para o cargo de vice-líder.