07/01/2021 10h36
Facebook

Evento realizado na manhã de hoje (7), no terminal Santo Antônio, teve a presença de vereadores e do presidente do Legislativo, Claudio Sorocaba.

Na manhã de hoje (7), o presidente da Câmara Municipal, vereador Claudio Sorocaba (PL), participou da cerimônia de anuncio da ampliação da frota e dos horários do transporte coletivo municipal para evitar aglomerações e reduzir o risco de contaminação da Covid-19 entre os passageiros e trabalhadores do transporte público. O evento, realizado pela Prefeitura, no Terminal Santo Antônio, contou com a presença do prefeito Rodrigo Manga (Republicanos); do presidente da Urbes, Luiz Carlos Siqueira Franchin; e dos vereadores Cristiano Passos (Republicanos), Rodrigo do Treviso (PSL), Fábio Simoa (Republicanos) e Fausto Peres (Podemos).

Claudio Sorocaba parabenizou a iniciativa do prefeito, que retoma horários de linhas e número de ônibus em circulação que haviam sido reduzidos durante a pandemia. “Muita gente está saindo para trabalhar e temos que dar condições e dignidade para esse pessoal ir e voltar, porque cada vez que você tira um ônibus de circulação, você aumenta a aglomeração, e o prefeito acertadamente tomou essa decisão”, disse o presidente do legislativo, complementando que a preocupação não é apenas com os passageiros, mas também com todos os trabalhadores do transporte público municipal. Ele afirmou que a Câmara está ao lado das ações da prefeitura para beneficiar a população.

O vereador Cristiano Passos destacou a importância da iniciativa, que era uma cobrança da população e do Legislativo. Rodrigo do Treviso parabenizou o prefeito pela medida e lembrou que a diminuição da frota e dos horários de ônibus causou aglomeração em diversas linhas durante a pandemia. Fábio Simoa disse que aumentar a frota é também uma questão da saúde pública, enquanto Fausto Peres, que é membro da Comissão de Transporte da Câmara, afirmou que no momento da redução da frota, no ano passado, havia entrado com uma representação no Ministério Público pedindo a anulação da decisão, e pontuo que a tarifa de ônibus em Sorocaba é uma das mais caras do país e que a cidade tem a obrigação de oferecer à população um transporte de qualidade. 

Retomada da frota – O presidente da Urbes – Transito e Transporte, Luiz Carlos Siqueira Franchin, contou que durante a pandemia houve a retirada de circulação de 25% da frota do transporte coletivo na cidade e que agora o movimento é ao contrário. “Estamos aumentando 13 linhas e no mínimo 33% dos horários, sendo que duas linhas estão com 100% dos horários”, explicou. Segundo ele, o aumento será progressivo para que reduza ao máximo as possibilidades de propagação do vírus. “Queremos chegar a uma condição saudável e segura para toda a população, começamos hoje e não pararemos”, concluiu.

A ampliação da frota e dos horários das linhas de ônibus foi um decreto do prefeito Rodrigo Manga assim que assumiu a prefeitura. De acordo com ele, a OMS (Organização Mundial da Saúde) aponta que o transporte coletivo é responsável por um alto índice de contágio da Covid-19. “A população de Sorocaba paga uma das tarifas mais caras do país, e vem as vezes em ônibus lotado, que quebra, então nosso desafio é trazer a qualidade para essa população”, afirmou.

O prefeito pediu que a Urbes, com apoio da população, continue a fiscalização para conter o aumento de lotação nos ônibus com acompanhamento das linhas, para manter conforto mínimo para os passageiros. Ao final da cerimônia, Manga adiantou que pediu um estudo para a autarquia de transporte sobre a possibilidade de retomar a tarifa reduzida no transporte coletivo aos domingos e feriados.