18/01/2021 08h38
Facebook

Após denunciar existência do material, o vereador acompanhou o prefeito municipal em vistoria no local e ambos estudam medidas jurídicas sobre o caso

Vinicius Aith esteve na Arena Magnus fiscalizando livros infantisO vereador Vinícius Aith (PRTB) acompanhou o prefeito Rodrigo Manga na manhã de sábado, 16, durante a fiscalização do caso de cerca de 1 milhão de livros infantis encontrados na Arena Magnus, sendo que, segundo o parlamentar, parte do material tem conteúdo com conotação sexual, inapropriado para a rede municipal de ensino.

Aith, autor da denúncia, mostrou ao prefeito Manga a enorme quantidade de caixas com livros infantis que estão depositadas na Arena, dado a volta em praticamente todo o estádio. “É uma quantidade absurda de caixas de livros, material comprado com dinheiro público, e parte dos livros com conteúdo inadequado para a educação de crianças”, destaca o vereador.

Rodrigo Manga e Vinicius Aith: vereador vistoriou o material com o prefeitoAith e o prefeito Manga pretendem levar o caso para o Ministério Público e, também, para a Polícia Federal. “O prefeito já levou o assunto para a Corregedoria e nesta segunda-feira (18), junto com a minha equipe jurídica, irei protocolar uma representação no Ministério Público contra a compra dos livros e pelo desperdício de dinheiro público, feito pela administração da ex-prefeita Jaqueline Coutinho. Isso é uma vergonha para Sorocaba”, aponta o vereador.

Segundo a Prefeitura de Sorocaba, foram gastos mais de R$ 29 milhões com a compra dos livros, e o caso já está sendo investigado pela Corregedoria Geral do Município. “A Corregedoria, em parceria com as secretarias da Educação e de Relações Institucionais e Metropolitanas, acompanha o caso e investiga as possíveis implicações legais na aquisição desse material, efetuado pela gestão passada, às pressas, no mês de dezembro de 2020”, informou o Executivo em nota.

“Fico feliz que o prefeito Manga garantiu que os livros com conteúdo sexual não serão distribuídos para as escolas da rede municipal e que todo o material será encaminhado para a Polícia Federal. Temos que exigir uma explicação para esse absurdo e que os responsáveis sejam punidos”, disse Aith.

Vinicius Aith: livros com conteúdo impróprioVistoria na Arena – Na sexta-feira, 15, o vereador Vinícius Aith esteve na Arena Magnus para conferir uma denúncia de que havia uma quantidade gigantesca de livros infantis estocados no local e constatou a existência de centenas de caixas com livros de histórias infantis, alguns com conteúdo de conotação sexual. “O que chama a atenção é a quantidade enorme de livros, cerca de um milhão, e parte deles com conotação sexual, totalmente inapropriados para crianças da rede municipal de ensino”, destaca.

Na ocasião, o vereador disse acreditar que os livros estão na Arena Magnus desde o mês passado, após terem sido comprados, com recursos públicos, pela Prefeitura de Sorocaba, no fim do governo da ex-prefeita Jaqueline Coutinho (PSL). Também entrou em contato com as secretarias da Educação e de Esportes, por meio dos responsáveis pelas pastas municipais, para tentar esclarecer a compra dos livros, o que resultou na fiscalização do material feita com o próprio prefeito Rodrigo Manga na manhã de sábado.

(Assessoria de Imprensa – Vereador Vinicius Aith/PRTB)