19/01/2021 14h58
Facebook

O presidente da Câmara, Cláudio Sorocaba (PL), junto com outros vereadores, ressaltou a importância da vacinação no combate à pandemia.

Prefeito Rodrigo Manga e o presidente da Câmara, vereador Cláudio SorocabaO Plano Municipal de Vacinação deve ter início em Sorocaba na manhã desta quarta-feira, 20 de janeiro, quando estarão disponíveis para os grupos prioritários as primeiras 9.280 doses da vacina. O anúncio foi feito pelo prefeito Rodrigo Manga (Republicanos), na manhã desta terça-feira, 19, no Paço Municipal. O presidente da Câmara Municipal, vereador Cláudio Sorocaba (PL), participou do evento, juntamente com o presidente da Comissão de Saúde da Casa, vereador Vitão do Cachorrão (Republicanos), e os vereadores João Donizeti Silvestre (PSDB), líder do governo, e Fábio Simoa (Republicanos).

Vereador João DonizetiInicialmente, segundo explicou o secretário de Saúde, Vinícius Rodrigues, como as primeiras doses não serão suficientes para todos os cerca de 23 mil profissionais de saúde, terão prioridade os profissionais que atuam na linha de frente do combate à pandemia. “Eles serão vacinados em seus próprios locais de trabalho”, explicou o secretário. Segundo Vinícius Rodrigues, a previsão é que o Estado encaminhe doses semanalmente para Sorocaba e, na medida em que essas doses forem chegando, mais pessoas dos grupos prioritários serão vacinadas e, depois, o restante da população apta a se vacinar.

“A vacina é a realização de um sonho que parecia muito distante no início dessa pandemia. Felizmente, esse sonho está se tornando realidade. Só temos a agradecer ao prefeito, ao secretário de Saúde e a toda a equipe pelo empenho em preparar Sorocaba para a vacinação. A Câmara Municipal vai ajudar a cobrar do Governo do Estado o envio de mais doses para o município, pois sabemos que as que vão chegar, nesse primeiro momento, não serão suficientes nem para os grupos prioritários”, afirmou Cláudio Sorocaba.

Vereador Vitão do CachorrãoO vereador Vitão do Cachorrão (Republicanos) também agradeceu o prefeito e o secretário de Saúde pela agilidade com que estão conduzindo o Plano Municipal de Vacinação e enfatizou: “Hoje é o V de Vacina, o V de Vitória. Esperamos que nenhum sorocabano fique sem vacina”. O presidente da Comissão de Saúde também fez questão de parabenizar os profissionais de saúde, que, conforme enfatizou, “colocam em risco a própria vida para salvar vidas”.

O líder do governo na Câmara, vereador João Donizeti Silvestre (PSDB), lembrou que Sorocaba, com quase 700 mil habitantes e sede de sua Região Metropolitana, tem de ser protagonista no combate à pandemia. “A saúde já é uma área complexa e, com a pandemia, se tornou ainda mais difícil. Por isso, é muito importante esse esforço conjunto para enfrentar a doença”, salientou. João Donizeti solicitou à Prefeitura que estude a inclusão dos pacientes de hemodiálise entre os grupos prioritários para vacinação. O prefeito Rodrigo Manga disse que irá formalizar essa solicitação ao governador João Dória, juntamente com o pedido de incluir também os profissionais de educação entre os grupos prioritários.

Vereador Fábio SimoaJá o vereador Fábio Simoa (Republicanos), além de parabenizar o prefeito e sua equipe pelo empenho em garantir a vacinação, também elogiou a sensibilidade do presidente da Câmara, Cláudio Sorocaba (PL), em disponibilizar cinco veículos da Legislativo para ajudar nas ações de combate à pandemia, como a distribuição de alimentos para famílias carentes. Os carros foram cedidos por empréstimo à Secretaria de Cidadania, pelo período de 19 a 27 de janeiro.

Diretrizes do plano – Segundo anunciou o prefeito Rodrigo Manga, o governador João Dória (ou o vice-governador Rodrigo Garcia) deve vir a Sorocaba para dar início à vacinação nesta quarta-feira, 20. Segundo o prefeito municipal, as 32 Unidades Básicas de Saúde estão preparadas para aplicar a vacinação em Sorocaba, na medida em que as doses forem disponibilizadas pelo governo estadual.

Vereadores, secretário de Saúde e o prefeito de Sorocabaove unidades de saúde – dos bairros Carandá, Éden, Júlio de Mesquita, Parque São Bento, Vitória Regia, Vila Hortência, Aparecidinha, Brigadeiro Tobias e Maria do Carmo – vão funcionar até as 22 horas para fazer a vacinação. “Sorocaba conta com 1 milhão de seringas e mais de 600 mil agulhas e foram disponibilizadas cerca de 50 mil seringas pelo governo do Estado”, afirmou Manga.

“A vacinação segue regras estabelecidas pelo Governo do Estado juntamente com o Ministério da Saúde, mas, havendo vacinas suficientes, teremos mais pontos de vacinação no shopping Pátio Cianê e na antiga garagem da TCS, onde será o futuro complexo hospitalar. E pode haver ampliação para outros pontos”, explicou Manga. O prefeito garantiu que seu propósito é, havendo vacinas, antecipar ao máximo sua aplicação. Também antecipou outras medidas de combate à pandemia, entre elas, a ampliação de leitos de Covid-19 na cidade e a adoção de quatro ônibus antivírus, com tecnologia desenvolvida pela Unicamp.