O presidente do Legislativo, Claudio Sorocaba, e o vereador João Donizeti estiveram na solenidade realizada no Hospital Regional Adib Jatene.
A campanha de imunização contra a Covid-19 em Sorocaba teve início nesta quarta-feira (20), marcada por uma solenidade realizada no Hospital Regional Adib Jatene, com a presença do governador João Dória Jr. e do prefeito Rodrigo Manga, entre outras autoridades. A Câmara Municipal esteve representada pelos vereadores Claudio Sorocaba (PL), presidente do Legislativo, e João Donizeti Silvestre (PSDB), líder do governo.
"A vacinação é a esperança de todos os sorocabanos para acabar com a pandemia e poder retomar a nossa rotina, com segurança e tranquilidade. Esse é um momento importante não apenas para a nossa cidade, mas para todo o país e o mundo, e a Câmara não poderia deixar de prestigiar. Quanto mais pessoas forem vacinadas, mais rápido acabaremos com o coronavírus", disse o presidente do Legislativo, Claudio Sorocaba. Após a cerimônia, o vereador ainda esteve na UBS no Júlio de Mesquita para acompanhar a sequência da vacinação dos profissionais da saúde.
Para o vereador João Donizeti Silvestre, o início da campanha de imunização é um marco para a cidade, que há meses vem combatendo a pandemia. "É o início de uma virada e faremos o que estiver ao nosso alcance para que tudo ocorra da forma mais rápida possível", afirmou.
Primeiros vacinados - Após uma apresentação do governador, que destacou o trabalho do Instituto Butantan para produzir, em parceria com a empresa chinesa Sinovac, a Coronavac, primeira e única vacina até o momento disponível no Brasil, teve início a vacinação de quatro profissionais da saúde do município, representando os trabalhadores que atuam na linha de frente do combate à Covid-19 em Sorocaba.
A primeira a receber uma dose do imunizante foi a técnica de enfermagem, Michelle da Costa, de 41 anos, seguida de Fabiana Sanches, enfermeira, 39 anos; Aílson de Souza, 59 anos, médico de UTI; e a enfermeira Takako Nakano, de 68 anos. Todos receberam um certificado e adesivo que confirma a vacinação.
Na sequência, o governador João Dória Jr. respondeu perguntas de jornalistas que cobriram o evento e informou que Sorocaba receberá mais 10 novos leitos de UTI para tratamento da Covid-19 no Conjunto Hospitalar de Sorocaba. Ele também divulgou o site Vacinejá, criado pelo governo estadual para pré-cadastramento das pessoas que serão vacinadas, que teve informações detalhadas pela Coordenadora do Controle de Doenças da Secretaria de Saúde do Estado, dra. Regiane de Paula.
"O objetivo do sistema é realizar o pré-cadastro para evitar aglomerações, assim a pessoa pode fazer a vacinação rapidamente", disse Regiane. Segundo a coordenadora, o site, junto ao sistema Vacivida, da Secretaria da Saúde, é referência para o vacinômetro, que mostrar publicamente, com total transparência, os resultados da vacinação no estado.
Já o Secretário de Desenvolvimento Regional, Marcos Vinholli, foi convocado para falar sobre um possível corte de verbas destinadas às Santas Casas do estado, e afirmou que não haverá nenhuma redução durante o período da pandemia. O governado também reforçou que as cidades não poderão afrouxar as decisões do Plano São Paulo de combate à Covid-19.
Sobre a disponibilidade de vacinas para dar prosseguimento à imunização, o governador João Dória Jr. afirmou que o Instituto Butantan tem mais cinco milhões de doses em insumos para serem produzidas e envasadas, e aguarda apenas uma autorização da Anvisa. A dra. Regiane de Paula garantiu que o Estado tem armazenadas as doses para segunda aplicação do imunizante na primeira fase do plano de vacinação.
Dória ainda ressaltou que São Paulo está ajudando o Brasil produzindo a única vacina disponível no país, criticou os ataques sofridos e as falsas informações disseminadas pelo presidente Jair Bolsonaro contra a vacina Coronavac, e questionou o Ministério da Saúde sobre as 300 milhões de doses de outras fabricantes que foram prometidas e que ainda não estão disponíveis. "Se não fosse São Paulo, o Brasil não teria vacina", disse.
Imunização em Sorocaba - A cidade recebeu 9.280 doses da vacina contra a Covid-19, distribuídas nesta quarta-feira para imunização prioritariamente de funcionários da linha de frente no combate à Covid-19 (que atuam em hospitais públicos, privados, Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades Pré-hospitalares de Sorocaba (UPHs), nos setores de vigilância, internação e pronto-socorro que recebem e tratam pacientes contaminados pelo coronavírus).
No total, 32 UBS estão preparadas para realizar a vacinação, sendo que nove delas vão funcionar até às 22h (Carandá, Éden, Júlio de Mesquita, Parque São Bento, Vitória Régia, Vila Hortência, Brigadeiro Tobias e Jardim Maria do Carmo). Haverá também dois pontos para operação em sistema drive-thru, no shopping Pátio Cianê e na antiga garagem da TCS.