O vereador é autor de lei que institui em Sorocaba o “Dia dos Mártires e Vítimas do Holocausto”
Luis Santos (Republicanos)“Lembrar das vítimas do Holocausto é fundamental para que esse capítulo terrível da história não se repita nunca mais.” A afirmação é do vereador Pastor Luis Santos (Republicanos) ao celebrar o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, celebrado em 27 de janeiro de cada ano. A data foi fixada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2005, por ocasião do 60° aniversário da libertação dos campos de concentração e do fim do Holocausto.
O parlamentar lembra que a data tem como marco o dia 27 de janeiro de 1945, quando os prisioneiros de Auschwitz, o maior campo de concentração nazista, foram libertados. “É importante lembrar dos seis milhões de judeus, mulheres, homens e crianças, que foram assassinadas durante o Holocausto. Embora os judeus fossem as principais vítimas do racismo nazista, existiram também outras vítimas, incluindo pessoas com deficiências físicas ou mentais”, afirma o vereador.
O vereador Luis Santos é autor da Lei 10.617, de 12 de novembro de 2013, que instituiu no calendário oficial de Sorocaba o “Dia dos Mártires e Vítimas do Holocausto Nazista”, a ser celebrado no dia 8 de maio. Na justificativa da lei, o vereador explica que essa data foi escolhida por ser o dia em que os aliados ocidentais que combateram o nazismo celebram o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945, quando se deu a rendição da Alemanha.