30/01/2021 09h08
Facebook

A partir de segunda-feira (1º), a cidade deixa a fase vermelha.

Presidente Cláudio Sorocaba discursa ao lado do prefeito Rodrigo Manga, do deputado Rodrigo Moraes e do secretário de Saúde, Vinícius Rodrigues, com tradução em libras

O anúncio da mudança de fase da região Metropolitana de Sorocaba no Plano SP reuniu o presidente da Câmara, vereador Cláudio Sorocaba (PL), o prefeito Rodrigo Manga, e mais dez prefeitos da região de Sorocaba, além do deputado estadual, Rodrigo Moraes, o líder de governo na Câmara Municipal, o vereador João Donizete (PSDB), e os vereadores Fábio Simoa (Republicanos), Vinícius Aith (PRTB), Ítalo Moreira (PSC), Dylan Dantas (PSC), Fausto Perez (Podemos) e Cristiano Passos (Republicanos). 

A partir de segunda-feira (1º), a cidade deixa a fase vermelha.O ato contou ainda com a participação dos prefeitos de Araçariguama, Rodrigo Andrade; de Boituva, Edson Marcusso; de Cesário Lange, Ronaldo Paes de Camargo; de Ibiúna, Paulo Keinji Sasaki; de Iperó, Léo Folim; de Piedade, Geraldo de Camargo; de Tapiraí, Araldo Todesco e a prefeita de Votorantim, Fabíola Alves e representantes do comércio de rua e shopping centers.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Cláudio Sorocaba, fez questão de destacar as ações não só do prefeito Rodrigo Manga mas principalmente dos chefes do executivo da região. "Isso vai desafogar os comerciantes da nossa cidade e região, que estão sofrendo muito nesta quarentena. Sorocaba e nossa região lutou e não baixou a cabeça, fomos atrás e parabenizo o prefeito Manga por essa conquista. Vamos trabalhar juntos cada dia mais para diminuir o sofrimento do nosso povo. E sem descuidar da saúde, como todos aqui estão fazendo, trazendo leitos, melhorando o atendimento", afirmou Claudio.

Vereador João Dozineti discursaO vereador João Donizete, líder do governo no Legislativo, disse que quem ganha com tudo isso é a população, e que o momento é o de união de todos os prefeitos e políticos em benefício da população que mais precisa. 

Vereador Fausto PeresO vereador Fausto Peres (Podemos) lembrou de todo o trabalho realizado na Câmara durante esse período da Pandemia.

 



Vereador Cristiano PassosJá o colega Cristiano Passos (Republicanos), que acompanhou de perto a ação do executivo, comemorou a reclassificação. 

Vereador ítalo MoreiraO vereador ítalo Moreira garantiu que essa reclassificação beneficia diretamente a economia do município.





Vereador Dylan Dantas fala aos presentesVereador Vinícius Aith discursouLigado às questões econômicas de Sorocaba, o vereador Vinicius parabenizou a postura dos prefeitos frente à determinação do Estado. 

Já o vereador Dylan Dantas deixou claro que essas regressões de fase afetam não só a economia, mas o psicológico de cada morador de Sorocaba. 


O vereador Fábio Simoa, membro da Comissão de Saúde no Legislativo, fez questão de chamar a responsabilidade da população neste momento.Vereador Fábio Simoa é entrevistado

O prefeito Manga comemorou a decisão. “É um dia de felicidade por essa conquista. Realizamos inúmeros esforços com a parceria das cidades da Região Metropolitana de Sorocaba, para avançarmos à fase laranja. Também está em andamento um Centro de Transição e Retaguarda à Covid-19 e outro Centro de Estabilização, que possam funcionar já a partir do mês de fevereiro, com mais 55 leitos Covid”, destacou o prefeito.

O secretário da Saúde, Dr. Vinicius Rodrigues, ressaltou o empenho da equipe técnica da pasta, “que ficou responsável pelo levantamento epidemiológico da RMS, para que fosse possível reivindicar a volta da fase laranja com dados reais e atualizados”.

Fase laranja

Segundo o Plano São Paulo, na nova fase laranja, todos os estabelecimentos têm permissão de funcionamento. A capacidade máxima passa de 20% para 40% de ocupação para todos os setores. O funcionamento máximo aumenta de quatro para oito horas diárias, respeitando o limite de atendimento até as 20h. Além disso, bares não terão permissão para atender ao público de forma presencial, apenas por sistema drive-thru ou delivery.

Fins de semana

Até quarta-feira (3/2), a Comissão Especial da Região Metropolitana de Sorocaba deverá se reunir novamente, desta vez para formatar uma nova proposta ao Governo do Estado de revisão do fechamento do comércio aos fins de semana. “Uma churrascaria, por exemplo, que tem seu maior faturamento aos sábados e domingos, a ideia é que possa funcionar, mesmo que haja menos ocupação, por exemplo”, pontuou Manga.