Jean Melo, ex-secretário da Secom, foi o convidado da Rádio Câmara nesta quarta-feira, 24.
O jornalista, publicitário e servidor da Câmara, Jean Melo, foi o convidado desta quarta-feira, 24, do programa “Resenha Política”, da Rádio Câmara. Junto com o atual secretário de Comunicação, Fábio Mascarenhas, e o assessor de imprensa Lincoln Salazar, o ex-secretário da Secom falou sobre a evolução da comunicação no Legislativo Sorocabano nos últimos anos.
Desde 2005 na Casa, como servidor e como secretário de Comunicação em duas gestões, Jean Melo falou sobre sua experiência como funcionário e como espectador das mudanças vividas pelo setor, incluindo o avanço tecnológico.
“Quando entrei na Câmara o departamento era minúsculo. Houve uma evolução muito grande e acompanhei desde o começo. Na TV por exemplo, no início gravávamos as sessões com Câmara Super VHS, depois retransmitíamos. Colocávamos a fita e dávamos play. Hoje mudou muito. Temos aqui uma tecnologia comparável à de qualquer outra TV do Brasil”, disse.
Melo reforçou ainda que o setor de comunicação da Casa possui uma equipe qualificada e destacou a abertura de novos canais nos últimos anos, com a Rádio Câmara e mídias sociais, possibilitando transmissões ao vivo e interação do público.
Lincoln Salazar também ressaltou que o setor hoje cumpre sua função de levar informação e transparência à população. “O Legislativo, diferente de outros poderes, tem uma característica particular, pois é o poder que representa o povo, a pluralidade e ideias das pessoas. É uma Casa que pulsa em uma energia impressionante, que quando estamos de fora não percebemos”, pontuou.
Salazar falou ainda sobre a produção recorde do Legislativo no início deste ano, apesar das restrições impostas pela pandemia, com 1129 proposituras apresentadas nos primeiros 45 dias de legislatura. “Nunca na história da Câmara os vereadores produziram tanto em tão pouco tempo. Mostrar isso é fundamental, como prestação de contas. A população precisa saber que a Casa estava fechada, mas tendo uma grande produção”, afirmou.
O secretário Fábio Mascarenhas também lembrou a adaptação da comunicação da Câmara durante a pandemia, com a viabilidade de sessões remotas e mistas, e a possibilidade da participação da população por meio das plataformas digitais. O secretário citou que na noite desta terça-feira, 23, foi realizada a primeira audiência pública do ano, de forma mista, com convidados participando presencialmente do plenário e remotamente. “Contamos, inclusive, com educadores de outros estados participando do debate. Inédito”, ressaltou.
O programa Resenha Política está disponível na íntegra no Facebook, no canal do Youtube e na grade de programação da TV Câmara Municipal.